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Tipo do documento: Dissertação
Título: Portal do Professor: a organização das aulas de Biologia no Espaço da Aula
Título(s) alternativo(s): Portal do Professor organization of biology classes in Espaço de Aula
Autor: FREITAS, Elisandra Carneiro de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/6372135582028220
Primeiro orientador: SHUVARTZ, Marilda
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/7325765815766484
Resumo: O objetivo deste trabalho centraliza-se na tentativa de compreender como o Portal do Professor propõe a organização de uma aula e como as aulas de Biologia publicadas no Espaço da Aula atendem a esta organização. O Portal do Professor foi lançado em junho de 2008, como uma proposta do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), vinculado à Secretaria de Educação a Distância (SEED), com a finalidade de apoiar os processos de formação dos professores brasileiros e enriquecer a sua prática pedagógica. Tendo em vista a investigação proposta, percebemos a necessidade de uma abordagem qualitativa que envolvesse, de forma satisfatória, todos os elementos da nossa análise para que, de fato, fossem compreendidos em sua complexidade. Optamos, então, pela análise documental por meio da técnica da análise de conteúdo, proposta por Bardin (2010), como forma de abordagem da realidade investigada. Buscamos primeiro compreender as diretrizes e posicionamentos dos documentos oficiais de Educação que regem o Ensino de Biologia no Ensino Médio (PCNEM, PCN+ e OC), como base para a análise de nosso objeto de estudo. Além desses documentos, constitui o corpus documental da pesquisa o Portal do Professor e as aulas de Biologia publicadas no Espaço da Aula. Para sistematizar as análises construímos uma planilha, tendo como elementos fundamentais: o número da aula, a quantidade de acessos, a região do autor da aula, as estratégias de ensino, os objetivos, os recursos a serem utilizados, a postura do professor e do aluno e a avaliação, os quais constituíram as categorias de análise. Ao olhar para o Portal do Professor, identificamos que está carregado pelo discurso das políticas públicas da Educação no Brasil. No entanto, constatamos que existem distanciamentos entre o proposto pelo Portal do Professor e as aulas de Biologia analisadas. De forma geral, podemos dizer que, ao planejar as aulas, os professores não têm a percepção de que os elementos constituintes do planejamento didático formam uma unidade, dando identidade à aula. No entanto, destacamos a importância do Portal do Professor para o resgate do planejamento didático e para a orientação aos professores sobre novas maneiras de aprender e fazer educação.
Abstract: This study focuses on the attempt to understand how the Portal do Professor (teacher s homepage) proposes to organize as a class and biology classes published in Espaço da Aula (Space Lecture) serve this organization. The Portal do Professor (teacher s homepage) was launched in June 2008 as a proposal of the Ministry of Education (MEC) and the Ministry of Science and Technology (MCT), linked to the Department of Distance Education (SEED), in order to support the processes training of Brazilian teachers and enrich their practice. In view of the proposed research, we realized the need for a qualitative approach that involved, satisfactorily, all the elements of our analysis that, in fact, be understood in its complexity. We chose the documentary analysis by the technique of content analysis proposed by Bardin (2010), as a way of approaching reality investigated. We seek first to understand the guidelines and positions of the official documents governing the Education Teaching Biology in Secondary Schools (PCEM, PCN + and OC) as a basis for analyzing our object of study. In addition to these documents, constitutes the corpus of research document the Portal do Professor (teacher s homepage) and the classes of Biology public in Espaço da Aula (Space Lecture). To systematize the analysis by constructing a spreadsheet, with the key elements: the number of class, the amount of hits, the region of the author of the lesson, teaching strategies, objectives, resources to be used, the position of teacher and student evaluation, which were the categories of analysis. When looking at the Portal do Professor (teacher s homepage), we identified that is loaded by the discourse of public policies of education in Brazil. However, we found that there are proposed by the distances between the portal and the classes of Professor of Biology analyzed. In general we can say that, when planning lessons, teachers do not have the perception that the elements of the planning teaching a unit, giving identity to the class. However, we stress the importance of the Portal do Professor (teacher s homepage) for the rescue plan for the teaching and guidance to teachers about new ways to learn and education.
Palavras-chave: Portal do Professor
aulas de Biologia no Portal do Professor
Biologia no Ensino Médio
Portal do Professor (teacher s homepage)
biology classes in Portal do Professor
biology in high school
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Ciências Exatas e da Terra
Programa: Mestrado em Educação em Ciências e Matemática
Citação: FREITAS, Elisandra Carneiro de. Portal do Professor organization of biology classes in Espaço de Aula. 2011. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/564
Data de defesa: 12-Set-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)

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