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Tipo do documento: Dissertação
Título: Publicidade inclusiva: uma análise discursiva da representatividade das pessoas com deficiências sensoriais em anúncios publicitários televisivos
Título(s) alternativo(s): Inclusive advertising: a discursive analysis of the representativeness of people with sensory disabilities in TV commercials
Autor: Santos, Lorrayne Caroline dos
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/5539551091705777
Primeiro orientador: Silva, Magno Luiz Medeiros da
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/8829860934484429
Primeiro membro da banca: Silva, Magno Luiz Medeiros da
Segundo membro da banca: Del Bianco, Nélia Rodrigues
Terceiro membro da banca: Silva, Fernanda Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier da
Resumo: A presente pesquisa investiga a representatividade das pessoas com deficiência na mídia brasileira, com enfoque no discurso publicitário como um instrumento de inclusão da pessoa com deficiência sensorial, auditiva ou visual, no período de 2016 a 2018. Assim, intensifica-se nessa pesquisa, o olhar sobre a publicidade inclusiva, levando em consideração o papel social dos discursos publicitários. Para tanto, busca-se a análise dos contratos comunicacionais que as marcas estabelecem com os seus demais parceiros de troca. Logo, a pesquisa pretende identificar os sujeitos presentes nos contratos comunicacionais e compreender de que maneira a inclusão social ocorre é e midiatizada no discurso publicitário. Portanto, busca-se analisar a presença de personagens com deficiência visual e auditiva discursivizados em narrativas publicitárias, refletindo o impacto da publicidade na representatividade dos grupos minoritários, e por meio da acessibilidade das mensagens comunicacionais. Neste sentido, utiliza-se a Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau (2006, 2010, 2016) e a proposta metodológica da Promocionalidade de Maria Lília Dias de Castro (2012), que incrementa sob a perspectiva da Semiótica Greimasiana (2012) os estudos acerca da análise dos discursos produzidos pela publicidade. Por fim, conclui-se, que a publicidade inclusiva não é apenas uma tendência, mas uma necessidade da sociedade para incluir as pessoas com deficiência, seja por meio da representatividade midiática ou pela utilização de recursos acessíveis para compreensão dos conteúdos comunicacionais.
Abstract: This research investigates the representativeness of people with disabilities in the Brazilian media, with a focus on advertising discourse as an instrument for the inclusion of people with sensory, hearing or visual disabilities, in the period from 2016 to 2018. Thus, this research intensifies, the look at inclusive advertising, considering the social role of advertising discourses. Therefore, the analysis of the communication contracts that the brands establish with their other exchange partners is sought. Therefore, the research intends to identify the subjects present in the communication contracts and understand how social inclusion occurs and is mediated in advertising discourse. Therefore, we seek to analyze the presence of characters with visual and hearing disabilities discursivized in advertising narratives, reflecting the impact of advertising on the representativeness of minority groups, and through the accessibility of communicational messages. In this sense, the Semiolinguistic Theory of Patrick Charaudeau (2006, 2010, 2016) and the methodological proposal of Promotionality by Maria Lília Dias de Castro (2012) are used, which increases under the perspective of the Greimasiana Semiotics (2012) the studies about the analysis of the speeches produced by advertising. Finally, it is concluded that inclusive advertising is not just a trend, but a need for society to include people with disabilities, either through media representation or using accessible resources to understand communicational contents.
Palavras-chave: Comunicação
Publicidade inclusiva
Inclusão
Deficiência sensorial
Communication
Inclusive advertising
Inclusion
Sensorial disability
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: SANTOS, L. C. Publicidade inclusiva: uma análise discursiva da representatividade das pessoas com deficiências sensoriais em anúncios publicitários televisivos. 2020. 135 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10492
Data de defesa: 20-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

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