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dc.creatorHoepers, Gianne Christine-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6822525024429065pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Priscilla Melo Ribeiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5233347099900059pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Priscilla Melo Ribeiro de-
dc.contributor.referee2Roure, Susie Amâncio de-
dc.contributor.referee3Carneiro, Thais Renata-
dc.contributor.referee4Marques, Rodrigo Vieira-
dc.date.accessioned2020-12-09T11:39:45Z-
dc.date.available2020-12-09T11:39:45Z-
dc.date.issued2020-03-31-
dc.identifier.citationHOEPERS, G. C. Grupos com crianças autistas em CAPSi’s: contribuições psicanalíticas. 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10967-
dc.description.resumoA presente pesquisa discute sobre as possibilidades e desafios da proposição de grupos com crianças autistas em CAPSi’s. Realizamos levantamento bibliográfico do tema na Psicanálise e propusemos uma pesquisa-intervenção que se caracterizou por observações de 16 sessões grupais em um CAPSi no interior de Goiás e entrevistas narrativas com as mães das crianças participantes da pesquisa. Ao longo do trabalho discutimos sobre a evolução do conceito de autismo na Psicanálise e as alterações na teoria e técnica frente a esta especificidade psicopatológica; sobre o processo de formação dos grupos; os pressupostos teóricos grupais cunhados por René Kaës e a possibilidade de grupos com objetos mediadores; sobre o funcionamento do CAPSi e a política de atenção psicossocial infanto-juvenil. Ao final, foi realizada triangulação dos dados e levantadas perspectivas de análise acerca da realidade grupal e dos grupos com objetos mediadores com crianças autistas. Compreendemos que esta especificidade de atuação ainda é incipiente, necessitando de mais estudos. No entanto, enxergamos potencialidades na proposta de intervenção grupal para trabalhar diversas demandas como dificuldades na capacidade associativa, na percepção de si e do outro, na interação, entre outras que comumente estão presentes nos quadros de autismo. Em nossa pesquisa, os resultados apontam que houve evolução positiva em todas as crianças participantes.pt_BR
dc.description.abstractThis research discusses the possibilities and challenges of proposing groups with autistic children in CAPSi’s. We carried out a bibliographic survey of the theme in Psychoanalysis and proposed an intervention research that was characterized by observations from 16 group sessions in a CAPSi in the interior of Goiás and narrative interviews with the mothers of the children participating in the research. Throughout the work, we discussed the evolution of the concept of autism in Psychoanalysis and changes in theory and technique in the face of this psychopathological specificity; on the group formation process; the theoretical group assumptions coined by René Kaës and the possibility of groups with mediating objects; on the functioning of CAPSi and the psychosocial care policy for children and adolescents. At the end, triangulation of the data was carried out and perspectives of analysis were raised about the group reality and the groups with mediating objects with autistic children. We understand that this specificity of action is still incipient, requiring further studies. However, we see potentialities in the group intervention proposal to work on several demands such as difficulties in associative capacity, in the perception of oneself and the other, in interaction, among others that are commonly present in autism. In our research, the results indicate that there was a positive evolution in all participating children.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2020-12-08T13:39:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: 4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347 (MD5) Dissertação - Gianne Christine Hoepers - 2020.pdf: 1632543 bytes, checksum: 2fb5d737e7c447bae003a2dba7e79104 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - FE (RG)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologia (FE)pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectGrupospor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.subjectGroupseng
dc.subjectChildreneng
dc.subjectAutismeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleGrupos com crianças autistas em CAPSi’s: contribuições psicanalíticaspt_BR
dc.title.alternativeGroups with autistic children in CAPSi’s: psychoanalytic contributionseng
dc.typeDissertaçãopt_BR
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