Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11097
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O jornalismo de dados e sua incorporação no bacharelado em Jornalismo |
Título(s) alternativo(s): | The data journalism and its incorporation in the bachelor’s degree in Journalism |
Autor: | Bazzo, Jéssica |
Currículo Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/7103853389414952 |
Primeiro orientador: | Martins, Dalton Lopes |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/3774617443225038 |
Primeiro coorientador: | Braga, Claudomilson Fernandes |
Currículo Lattes do primeiro coorientador: | http://lattes.cnpq.br/1812629763554762 |
Primeiro membro da banca: | Martins, Dalton Lopes |
Segundo membro da banca: | Del Bianco, Nélia Rodrigues |
Terceiro membro da banca: | Rocha, Cleomar de Sousa |
Resumo: | Nesta dissertação, empregamos metodologia qualitativa para análise da recente incorporação, ocorrida no Brasil, do Jornalismo de Dados aos currículos dos bacharelados em Jornalismo. Apresentamos não só o percurso histórico da formação superior em Jornalismo, até a recente criação dos cursos de bacharelado, como também um mapeamento, de âmbito nacional e internacional, do Jornalismo de Dados. Esse mapeamento não será realizado na forma de uma comparação, mas antes de uma revisão de literatura. Os bacharelados em Jornalismo, como revela a pesquisa, buscam se adaptar às novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), mas, devido a sua incorporação recente, observa-se, ainda que de maneira experimental e em menor número, a proposta de disciplinas, e, de maneira dispersa, práticas voltadas para o Jornalismo de Dados sendo inseridas nos currículos dos cursos de graduação em Jornalismo. Embora seja reconhecido pelos professores e pesquisadores da área como uma formação fundamental para os novos jornalistas, para se tornar uma realidade nas IES carece ainda de mais recursos para a formação docente, novos concursos para agregar docentes com um perfil mais atual e também a existência de infraestrutura adequada. Apesar dos desafios, o Jornalismo de Dados tende a se manter em discussão, mas longe de se estabelecer enquanto disciplina, os resultados sugerem que demais temas abrangentes ao digital o dissolvam na formação universitária das universidades públicas. |
Abstract: | In this master’s thesis, we employ a qualitative methodology to analyze the recent inclusion of Data Journalism in the curriculum of Journalism courses. We not only present the historical development of college education in Journalism, until the recent creation of the bachelor's degree in Journalism, but also provide a national and international mapping of the field of Data Journalism. We carry out this mapping not as a comparison, but rather as a literature review. Journalism courses, as our research reveals, are trying to adapt to the new National Curriculum Guidelines. It is already possible to identify specific disciplines and practical activities focused on Data Journalism inserted in the curricula of Journalism courses. Teachers and researchers of this area are aware of the importance of that knowledge, which guarantees a training that is consistent with the increasingly digital reality of contemporary journalism. Moreover, it enables the production of reports based on concrete data, without losing sight of the journalists’ social function as the ones who mediate the access to information of public interest. |
Palavras-chave: | Jornalismo de dados Bacharelado em Jornalismo Jornalista Data journalism Bachelor’s degree in Journalism Journalist |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC) |
Citação: | BAZZO, Jéssica. O jornalismo de dados e sua incorporação no bacharelado em Jornalismo. 2019. 204 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019. |
Tipo de acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11097 |
Data de defesa: | 21-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Comunicação (FIC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Jéssica Bazzo - 2019.pdf | 5,95 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons