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Tipo do documento: Tese
Título: Educação Física no ensino médio: a mediação dos conhecimentos escolares e o desenvolvimento do movimento corporal consciente na adolescência
Título(s) alternativo(s): Physical Education in high school: the mediation of school knowledge and the development of conscious body movement in adolescence
Autor: Dias Júnior, Marcos Jerônimo
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/2156751915237334
Primeiro orientador: Rosa, Sandra Valéria Limonta
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/6361226363713191
Primeiro membro da banca: Rosa, Sandra Valéria Limonta
Segundo membro da banca: Silva, Hugo Leonardo Fonseca da
Terceiro membro da banca: Suanno, Marilza Vanessa Rosa
Quarto membro da banca: Sforni, Marta Sueli de Faria
Quinto membro da banca: Freitas, Raquel A. Marra da Madeira
Resumo: A Educação Física na conjuntura política e cultural do Ensino Médio é um componente curricular em disputa e debates históricos sobre o direcionamento para a formação e o desenvolvimento dos jovens estudantes brasileiros. Perante as atuais políticas educacionais e curriculares no Brasil, emerge a necessidade de reflexão crítica sobre o “não lugar” da Educação Física nessa etapa da Educação Básica e a construção de novas possibilidades para o ensino desta disciplina. Nesta perspectiva, essa pesquisa tem como objeto a relação entre aprendizagem e desenvolvimento dos adolescentes no trabalho pedagógico com a Educação Física no Ensino Médio, com base na teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano e na teoria do ensino desenvolvimental. O desafio epistemológico e pedagógico assumido ao realizar esta pesquisa esteve relacionado à seguinte questão norteadora: Como organizar o trabalho pedagógico da Educação Física no Ensino Médio de forma a efetivamente impulsionar o desenvolvimento dos estudantes adolescentes? O objetivo geral foi analisar o tipo de desenvolvimento propiciado pelo trabalho pedagógico com os conceitos de luta e capoeira, organizado a partir dos aportes teóricos da periodização histórico-cultural do desenvolvimento humano e da teoria do ensino desenvolvimental, no processo de desenvolvimento dos adolescentes. Os objetivos específicos foram: analisar o trabalho pedagógico da Educação Física no currículo escolar e na escola de Ensino Médio; compreender as principais características do processo psicológico e motor de desenvolvimento na adolescência, relacionando esta periodização à educação escolar e ao ensino da Educação Física no Ensino Médio; identificar as possibilidades da teoria do ensino desenvolvimental para a organização da atividade de estudo da Educação Física no Ensino Médio. A metodologia de pesquisa teve como base a realização de uma investigação empírica utilizando-se do experimento didático com os conceitos de luta e capoeira em duas turmas da segunda série do Ensino Médio de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Goiás, na cidade de Anápolis. Uma metodologia composta pelo estudo bibliográfico da teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano e da teoria do ensino desenvolvimental e do estudo documental da Reforma do Ensino Médio de 2017 e a Base Nacional Comum Curricular de 2018. A análise dos resultados desta pesquisa nos propiciou condições de afirmar que a atividade de estudo da Educação Física, organizada nos aportes teórico-metodológicos do ensino desenvolvimental, levou às transformações significativas e ao desenvolvimento dos motivos, da imaginação criativa, do pensamento teórico, da cooperação na comunicação íntima pessoal e da gestualidade motora significativa. São elementos formativos, considerados como os principais indícios psíquicos do desenvolvimento do movimento corporal consciente dos estudantes que participaram do experimento didático. Compreende-se que isso se materializa na elaboração de tarefas de estudo que, ao serem resolvidas, coloca em evidência a relação dialética entre conceito, movimento corporal e pensamento. Desse modo, afirmar-se a tese que as contribuições e a importância da Educação Física no Ensino Médio no processo geral de desenvolvimento dos estudantes adolescentes perpassa necessariamente pela formação da gestualidade motora significativa e pelo desenvolvimento do movimento corporal consciente.
Abstract: Physical Education, in the political and cultural context of High School, is a curricular component in dispute and historical debates about the direction for the formation and development of young brazilian students. Before current educational and curricular policies in Brazil, a need for critical reflection on the “non-place” of Physical Education in this stage of Basic Education and the construction of new possibilities for teaching this discipline emerge. In this perspective, this research has as its object the relationship between learning and the development of adolescents in pedagogical work with Physical Education in High School, based on the historical-cultural theory of human development and the theory of developmental teaching. The epistemological and pedagogical challenge assumed when carrying out this research was related to the following guiding question: How to organize the pedagogical work of Physical Education in High School in order to effectively boost the development of adolescent students? The general objective was to analyze the type of development provided by pedagogical work with the concepts of fight and capoeira, organized from the theoretical contributions of the historical-cultural periodization of human development and from the theory of developmental teaching in the development process of adolescents. The specific objectives were: to analyze the pedagogical work of Physical Education in the school curriculum and in the High School; to understand the main characteristics of the psychological and motor process of development in adolescence, relating this periodization to school education and the teaching of Physical Education in High School; to identify the possibilities of developmental teaching theory for the organization of the Physical Education study activity in High School. The research methodology was based on an empirical investigation achievement, using the didactic experiment with the concepts of fight and capoeira in two classes of the 2nd grade of High School at a school in the State Education Network of Goiás, in the city of Anápolis. A methodology composed by the bibliographic study of the historical-cultural theory of human development and the of theory of developmental teaching and the documentary study of the High School Reform of 2017 and the Common National Curricular Base of 2018. The analysis of the results of this research provided conditions to affirm that the Physical Education study activity, organized in the theoretical-methodological contributions of developmental teaching, led to significant transformations and the development of motives, creative imagination, theoretical thinking, cooperation in intimate personal communication and significant motor gestures. They are formative elements, considered as the main psychic signals of the development of conscious body movement of the students who participated in the didactic experiment. It is understood that this materializes in the elaboration of study tasks that, when solved, highlight the dialectical relationship between concept, body movement and thought. Thus, the thesis that the contributions and the importance of Physical Education in High School in the general development process of adolescent students, necessarily by the formation of significant motor gestures and by the development of conscious body movement, is asserted.
Palavras-chave: Ensino de Educação Física
Ensino médio
Teoria do ensino desenvolvimental
Desenvolvimento dos adolescentes
Movimento corporal consciente
Physical Education teaching
High school
Developmental teaching theory
Adolescent development
Conscious body movement
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação (FE)
Citação: DIAS JÚNIOR, M. J. Educação Física no ensino médio: a mediação dos conhecimentos escolares e o desenvolvimento do movimento corporal consciente na adolescência. 2020. 278 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11211
Data de defesa: 6-Nov-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (FE)

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