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Tipo do documento: Dissertação
Título: O grupo operativo como instrumento de intervenção: integrando experiências sobre o fazer grupal
Título(s) alternativo(s): The operative group as an intervention instrument: integrating experiences on group making
Autor: Menezes, Nayara Ruben Calaça Di
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/6471485711987271
Primeiro orientador: Hur, Domenico Uhng
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/9021644568209077
Primeiro membro da banca: Hur, Domenico Uhng
Segundo membro da banca: Lima, Priscilla Melo Ribeiro de
Terceiro membro da banca: Castanho, Pablo de Carvalho Godoy
Resumo: Os atendimentos em grupo são realizados nas mais diversas instituições, como clínicas, escolas, hospitais, centros de reabilitação, ou mesmo em igrejas e espaços de convivência. O objetivo deste trabalho é analisar o dispositivo grupal enquanto instrumento de intervenção em diferentes contextos, buscando investigar como o grupo operativo pode favorecer o surgimento de processos associativos e de formas de reflexão coletiva acerca da tarefa enunciada, bem como seu potencial de transformação e emancipação. Para tanto, realizamos o levantamento bibliográfico sobre a teoria de grupo proposta por Pichon-Rivière nas bases de dados SciELO, Lilacs, PePSIC e Portal de Periódicos da Capes. Selecionamos 78 artigos publicados entre os anos de 1992 e 2018. Discriminamos os artigos em quatro grandes grupos, sendo eles: (1) Estudos Teóricos; (2) Saúde; (3) Educação e (4) Social. Posteriormente, realizamos sete encontros grupais referenciados pela teoria e técnica de Pichon-Rivière. Dois foram realizados com acompanhantes de crianças hospitalizadas em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, um com as técnicas de enfermagem que trabalham nessa mesma UTI Pediátrica e quatro em uma Faculdade de Educação Física, sendo um grupo com os docentes, um com os discentes, outro com os técnicos administrativos e um grupo de enlace que contou com a participação das três categorias supracitadas. Ao final, foi possível conhecer como o dispositivo de grupos operativos está sendo apresentado nos trabalhos acadêmicos, bem como relacionar a teoria com a prática grupal, permitindo assim considerar que o grupo operativo, através de momentos de construções coletivas, se mostra capaz de facilitar processos de emancipação e reflexão sobre a realidade vivenciada.
Abstract: Group services are carried out in the most diverse institutions, such as clinics, schools, hospitals, rehabilitation centers, or even in churches and social spaces. The objective of this work is to analyze the group device as an instrument of intervention in different contexts, seeking to investigate how the operative group can favor the emergence of associative processes and forms of collective reflection about the stated task, as well as its potential for transformation and emancipation. Therefore, we carried out a bibliographical survey on the group theory proposed by Pichon-Rivière in the SciELO, Lilacs, PePSIC and Capes Journal Portal databases. We selected 77 articles published between 1992 and 2018. We divided the articles into four large groups, namely: (1) Theoretical Studies; (2) Health; (3) Education and (4) Social. Subsequently, we held seven group meetings referenced by Pichon-Rivière's theory and technique. Two were carried out with companions of children hospitalized in a Pediatric Intensive Care Unit, one with nursing technicians who work in the same Pediatric ICU and four in a Physical Education Faculty, one group with teachers, one with students, another with administrative technicians and a liaison group that included the participation of the three aforementioned categories. In the end, it was possible to know how the device of operative groups is being presented in academic works, as well as to relate theory with group practice, thus allowing to consider that the operative group, through moments of collective constructions, is able to facilitate processes of emancipation and reflection on the reality experienced.
Palavras-chave: Grupo operativo
Pichon-rivière
Práticas grupais
Operational group
Pichon-riviere
Group practices
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia (FE)
Citação: MENEZES, N. R. C. O grupo operativo como instrumento de intervenção: integrando experiências sobre o fazer grupal. 2021. 185 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11721
Data de defesa: 1-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (FE)

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