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Tipo do documento: Tese
Título: Escola primária nacional em Anápolis-GO (1944-1960): fatores de expansão ideológica
Título(s) alternativo(s): National elementary school in Anápolis-GO (1944- 1960): factors of ideological expansion
Autor: Ribeiro, Diogo Jansen
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/1890701917306606
Primeiro orientador: Zanolla, Silvia Rosa da Silva
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/5315228656448708
Primeiro membro da banca: Zanolla, Silvia Rosa da Silva
Segundo membro da banca: Ribeiro, Sandro Henrique
Terceiro membro da banca: Macedo Filha, Maurides Batista
Quarto membro da banca: Rosa, Cleudes Maria Tavares
Quinto membro da banca: Oliveira, João Ferreira de
Resumo: A Escola Primária Brasileira na primeira metade do Século XX, consolidou-se nacionalmente, a partir do discurso e das ações político-educacionais, empreendidos por meio de um esforço conjunto de dominação, do Estado brasileiro, dos órgãos representantes da educação brasileira e dos movimentos ideológicos, com o objetivo de formar a mentalidade do povo brasileiro com vista à consolidação de um projeto educacional para a sociedade capitalista. Para tal empreendimento, a Escola Primária nacional se apresentava coesa em seus objetivos, sua organização e seu funcionamento social, quando, por meio de instituições incentivava, no meio social ideologias como, o amor ao país, às suas instituições e às suas tradições nacionais de modo ufanista. Essa concepção de escola foi implementada em Anápolis-GO e, devido ao seu caráter ideológico, verticalizou uma concepção centrada em perspectiva conservadora e acrítica. Tendo isso como base, fez-se necessário o estudo dessas influências na Escola Primária, no município de Anápolis-GO, entre os anos de 1944 até 1960, período que alternou repressões políticas, levou à democratização da educação escolar no país e o vislumbre inicial da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1961). Assim, considerando essas contradições, o intuito aqui é apresentar as consequências dessa ideologia nacional nos documentos e diretrizes da Escola Primária, sobretudo de Anápolis. Trata-se de pesquisa bibliográfica e seu referencial teórico histórico cultural considerando, sobretudo, os seguintes autores: Rosa Fátima de Souza (1997), Marta Maria Chagas de Carvalho (1998), Justino Magalhães (2019), Wenceslau Gonçalves Neto e Carlos Henrique de Carvalho (2015), dentre outros de relevância no campo da História da Educação brasileira. A metodologia empregou pesquisa documental pelo acervo histórico da Câmara Municipal de Anápolis-GO, organização das fontes em planilhas, para contextualização e análise em Estado da Arte. Portanto, o resultado alcançado mostrou que a Escola Primária nacional, constituída no início do Século XX para anunciar e consolidar o Projeto Educacional Republicano, difundida no bojo do discurso nacionalizador, encontrou no município de Anápolis-GO um celeiro para sua expansão ideológica pela criação de grupos escolares, escolas isoladas rurais e urbanas influenciadas por diretrizes da escola primária nacional.
Abstract: The Brazilian Elementary School in the first half of the 20th century was nationally consolidated, based on political-educational discourse and actions, undertaken through a joint effort of domination, by the Brazilian State, the bodies representing Brazilian education, and ideological movements, with the purpose of forming the Brazilian people's mentality with a view to consolidate an educational project for the capitalist society. For such an undertaking, the national Elementary School presented itself cohesive in its objectives, its organization and its social functioning, when, through institutions, it encouraged, in the social environment, ideologies such as love for the country, its institutions and its national traditions in a patriotic way. This school concept was implemented in Anápolis-GO and, due to its ideological character, it verticalized a conception centered on a conservative and uncritical perspective. With this as a basis, it was necessary to study these influences in the Elementary School, in the city of Anápolis-GO, between the years of 1944 and 1960, a period that alternated political repressions, led to the democratization of the school education in the country and the initial glimpse of the first Law of Directives and Bases of the National Education (LDB/1961). Therefore, considering these contradictions, the intention here is to present the consequences of this national ideology in the documents and guidelines of the Elementary School, especially of Anápolis. This is a bibliographic research and its theoretical cultural-historical referential considering, mainly, the following authors: Rosa Fátima de Souza (1997), Marta Maria Chagas de Carvalho (1998), Justino Magalhães (2019), Wenceslau Gonçalves Neto and Carlos Henrique de Carvalho (2015), among others of relevance in the field of the History of Brazilian Education. The methodology employed documentary research through the historical collection of the City Council of Anápolis-GO, organization of sources in spreadsheets, for contextualization and analysis in State of the Art. Therefore, the result achieved showed that the national Elementary School, constituted at the beginning of the 20th Century to announce and consolidate the Republican Educational Project, spread in the wake of the nationalizing discourse, found in the city of Anápolis-GO a granary for its ideological expansion through the creation of school groups, isolated rural and urban schools influenced by the guidelines of the national Elementary School.
Palavras-chave: Escola primária nacional
História da educação
Município pedagógico
Educação primária anapolina
National elementary school
History of education
Pedagogical municipality
Anapolina primary education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação (FE)
Citação: RIBEIRO, D. J. Escola primária nacional em Anápolis-GO (1944-1960): fatores de expansão ideológica. 2022. 147 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12014
Data de defesa: 24-Fev-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (FE)

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