Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12157
Tipo do documento: Dissertação
Título: Literatura infantil e formação de leitores: novos horizontes para a abordagem do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Children's literature and reader formation: new horizons for approaching the literary text in the early years of elementary school
Autor: Almeida, Débora Rodrigues de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/0669218531942189
Primeiro orientador: Faria, Vivianne Fleury de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/4718717363031731
Primeiro membro da banca: Faria, Vivianne Fleury de
Segundo membro da banca: Vieira, Ilma Socorro Gonçalves
Terceiro membro da banca: Suanno, Marilza Vanessa Rosa
Resumo: Esta dissertação é fruto de uma pesquisa desenvolvida no Curso de Mestrado Profissional Stricto Sensu do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O texto literário e sua abordagem nos anos iniciais do ensino fundamental tem se constituído uma preocupação entre professores e pesquisadores da educação. Ademais, aspectos ideológicos e demandas sociais relacionados à formação de jovens leitores têm ocupado cada vez mais lugar dentro das discussões sobre o ensino de literatura. Desta forma, os objetivos da presente dissertação e pesquisa são: promover debates e reflexões junto aos professores que atuam no ensino de literatura, de maneira a englobar todos os aspectos do texto literário; estender as reflexões realizadas a outros profissionais que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, assim como em outras etapas da educação básica; proporcionar novas experiências estéticas aos discentes, por meio da leitura de obras que fogem aos padrões culturais/sociais e raciais das narrativas infantis; contribuir para uma formação leitora dentro de uma perspectiva humanizadora. Para tanto, a parte teórica desse estudo “carrega” as vozes de autoridades em literatura e educação, tais como: Boto (2017), Zilberman (1984; 2012), Magalhães(1984),Coêlho(2009,2013),Colomer(2003,2007),RubemAlves(2002),Morin(2002, 2009, 2015) e Suanno (2009, 2015, 2017), Thompson (1990), Candido(2009, 2011),Fittipaldi (2005) e outros autores. Na parte prática, optou-se por uma pesquisa qualitativa com proposta de intervenção, em que foram desenvolvidas atividades de leitura literária com uma turma multiseriada da primeira fase do ensino fundamental a partir do Método Recepcional, sistematizado por Aguiar e Bordini (1993). A pesquisa originou dois produtos educacionais: uma sequência didática, a qual se encontra nos apêndices dessa dissertação; e um vídeo de curtaduração,quemostradeformalúdicaasexperiênciasvivenciadascomascriançasdaE.M.S.R.C. Intitulados “Obax: entre pedra, chuvas e elefante”, serão disponibilizados no site do PPGEEB e no portal EduCapes.
Abstract: This dissertation is the result of a research developed in the Stricto Sensu Professional Master's Course of the Graduate Program in Teaching in Basic Education of the Center for Teaching and Research Applied to Education (CEPAE) of the Federal University of Goiás (UFG).The literary text and its approach in the early years of elementary school has become a concern among teachers and researchers in education. In addition, ideological aspects and social demands related to the training of young readers have been increasingly taking place within discussions about the teaching of literature. Thus, the objectives of this dissertation are: to promote debates and reflections with teachers who work in teaching literature, in order to encompass all aspects of the literary text; extend the reflections made to other professionals working in the early years of elementary school, as well as in other stages of basic education; providing new aesthetic experiences to the students, through the reading of works that are outside the cultural / social and racial patterns of children's narratives; contribute to a reading formation within a humanizing perspective. Therefore, the theoretical part of this study "carries" the voices of authorities in literature and education, such as: Boto (2017), Zilberman (1984;2012),Magalhães(1984),Coêlho(2009,2013),Colomer(2003,2007),RubemAlves (2002), Morin (2002, 2009, 2015) and Suanno (2009, 2015, 2017), Thompson (1990), Candido (2009, 2011), Fittipaldi (2005) and other authors. In the practical part, we opted for a qualitative research with an intervention proposal, in which literary reading activities were developed with a multiserial class from the first phase of fundamental education based on the Reception Method, systematized by Aguiar and Bordini (1993). The research originated two educational products: a didactic sequence, which is found in the appendices of this dissertation; and a short video, which shows in a playful way the experiences lived with the children of E.M.S.R.C. Titled “Obax: between stone, rain and elephant”, they will be made available on the PPGEEB website and on the EduCapes portal.
Palavras-chave: Ensino
Literatura infantil
Formação do leitor literário na educação básica
Diversidade
Teaching
Children's literature
Formation of the literary reader in basic education
Diversity
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (CEPAE)
Citação: ALMEIDA, D. R. Literatura infantil e formação de leitores: novos horizontes para a abordagem do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12157
Data de defesa: 26-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (CEPAE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Débora Rodrigues de Almeida - 2021.pdf5,64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons