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dc.creatorRocha, Paula Roberta Santana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6478569780507042por
dc.contributor.advisor1Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4360025460772301por
dc.contributor.referee1Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos-
dc.contributor.referee2Temer, Ana Carolina Rocha Pessoa-
dc.contributor.referee3Borges, Rogério Pereira-
dc.date.accessioned2014-10-31T15:21:35Z-
dc.date.issued2013-12-18-
dc.identifier.citationROCHA, Paula Roberta Santana. Estética e sensações no jornalismo: um estudo das estratégias e jogos discursivos. 2013. 163 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3498-
dc.description.resumoPartindo da constatação de que o estudo das manifestações afetivas pode viabilizar uma outra posição interpretativa ao campo da Comunicação, esta dissertação busca trabalhar com a presença da estética, das sensações, emoções e afetos imersa no campo comunicacional, especificamente no universo do jornalismo. O que nos interessa aqui é compreender, mais do que os signos representativos e intelectuais que constituem a linguagem jornalística, mas principalmente os poderosos dispositivos do afeto e da estética pelos quais essa linguagem utiliza na construção de seu discurso. Assim, o objetivo principal desta pesquisa é realizar um contraponto entre aquilo que, de um lado denominaremos jornalismo estetizado, e de outro, jornalismo sensacional ou sensacionalista. Nosso intento maior é tomar a emergência do conceito mais amplo de estética (como a “faculdade de sentir”) e vinculá-lo à prática do jornalismo para demonstrar que o campo comunicacional não pode ser definido apenas por sua instrumentalidade operacional, mas que outros requisitos como a sensibilidade e a subjetividade são notoriamente importantes para a construção de um jornalismo que integre a comunidade e a alteridade. De outro ponto, tomaremos o conceito de jornalismo sensacional, ou jornalismo sensacionalista para demonstrar a dupla faceta em que consiste o universo da sensação. Para isso, além da elaboração do quadro teórico de referência, nos apoiaremos na análise empírica de duas reportagens da revista Época, utilizando para isso, a Análise do Discurso de linha francesa.por
dc.description.abstractBased on the observation that the study of affective manifestations can enable another interpretation position to the field of Communication, this dissertation seeks to work with the presence of aesthetics, sensations, emotions and affections immersed in the communication field, specifically in the universe of journalism. What interests us here is to understand, rather than the representative and intellectuals signs that constitute journalistic language, but mainly the powerful devices of affection and aesthetic whereby the language uses in the construction of its discourse. Thus, the main objective of this research is to perform a counterpoint between what, on one side we’ll name it aestheticized journalism, and in another, sensational or sensationalist journalism. Our main intent is to take emergency broader concept of aesthetics (like “faculty of feeling”) and link it to the practice of journalism to demonstrate that the communication field cannot be defined only by its operating instrumentality, but that other requirements as sensitivity and subjectivity are notoriously important for the construction of a journalism that integrates community and otherness . From another point, we take the concept of sensational journalism, or sensationalist journalism to demonstrate the dual facet that is the universe of sensation. For this, besides the elaboration of the theoretical framework , we will have support in the empirical analysis of two reports from Época magazine , using for this the Analysis of Discourse of the French line.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Erika Demachki (erikademachki@gmail.com) on 2014-10-31T15:19:27Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Paula Roberta Santana Rocha - 2013.pdf: 2566757 bytes, checksum: 8aaea6b087002ed417182158a82f6510 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Erika Demachki (erikademachki@gmail.com) on 2014-10-31T15:21:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Paula Roberta Santana Rocha - 2013.pdf: 2566757 bytes, checksum: 8aaea6b087002ed417182158a82f6510 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-10-31T15:21:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Paula Roberta Santana Rocha - 2013.pdf: 2566757 bytes, checksum: 8aaea6b087002ed417182158a82f6510 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2013-12-18eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/retrieve/11343/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Paula%20Roberta%20Santana%20Rocha%20-%202013.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicação (FIC)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectEstéticapor
dc.subjectSensaçõespor
dc.subjectSensacionalismopor
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectJournalismeng
dc.subjectAestheticseng
dc.subjectSensationseng
dc.subjectSensationalismeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleEstética e sensações no jornalismo: um estudo das estratégias e jogos discursivospor
dc.title.alternativeAesthetics and sensations in journalism: a study of discursive strategies and gameseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

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