Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3890
Tipo do documento: Dissertação
Título: Contribuições do Pronto Sorriso na formação do profissional de saúde
Título(s) alternativo(s): Contributions of the Pronto Sorriso for shaping the healt care professional
Autor: Paiva, Maria Luiza de Faria
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/5490797093938993
Primeiro orientador: Lima, Fátima Maria Lindoso da Silva
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/5289890813807831
Primeiro membro da banca: Lima, Fátima Maria Lindoso da Silva
Segundo membro da banca: Moraes, Vardeli Alves de
Terceiro membro da banca: Neves, Denise Carmem de Andrade
Resumo: A pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos participantes da disciplina Pronto Sorriso da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (FMUFG), em relação à contribuição deste projeto em sua formação profissional, descrever as características individuais dos participantes, identificar por meio das entrevistas as principais mudanças na vida do profissional decorrente da sua participação no projeto, analisar as contribuições e repercussões em sua formação e identificar a motivação para participação no Pronto Sorriso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, transversal, de natureza exploratória, sendo os sujeitos da pesquisa vinte (20) profissionais das áreas de saúde, participantes da disciplina Pronto Sorriso nos anos de 2006 e 2007. Após a assinatura do TCLE iniciou-se a coleta de dados, através de entrevista individualizada, utilizando como instrumento de busca um roteiro composto por sete questões semi estruturadas, bem como um questionário sócio biográfico contendo sete itens. A pesquisa possibilitou traçar o perfil dos entrevistados: a maioria foram acadêmicos do curso de medicina, do sexo feminino, com idades entre vinte e trinta anos e concluíram a graduação entre os anos de 2008 e 2011. Constatou-se que a maioria dos profissionais relatou como pontos positivos: a contribuição no processo ensino e aprendizagem para a formação acadêmica, mudanças e repercussões na vida pessoal e profissional e mudanças de atitudes e postura em relação aos pacientes, com os colegas e com a equipe de trabalho. Refere ainda melhora no desempenho de comunicação, na convivência multiprofissional, fazendo um diferencial em suas vidas. Conclui-se que o Pronto Sorriso propiciou novos conhecimentos e vivências, acrescentou valores e proporcionou o desenvolvimento de habilidades referentes à atuação profissional de extrema relevância na construção de boas práticas de saúde.
Abstract: The research aimed to analyze the participants' perception of discipline Pronto Sorriso, FMUFG (Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás) regarding the contribution of this project in the professional training, describe the individual characteristics of the participants, identify through interviews major changes in the lives of the professional result of their participation in the project, analyze the contributions and impact on their training and identify the motivation for participation in Pronto Sorriso. This is a qualitative, cross-sectional, exploratory research. This project subjects twenty ( 20 ) professionals in the health fields, Pronto Sorriso discipline participants in 2006 and 2007. After signing TCLE the informed began data collecting through individual interviews, using as a tool to search a roadmap that consists of seven semi-structured questions, as well as a biographical questionnaire containing seven socio items. This research allowed us to trace the profile of the respondents: the majority were students of medicine, female, aged between twenty and thirty years and completed the graduation between the years 2008 and 2011 . It was found that the majority of professionals reported as positive: the contribution in teaching and learning for academic training , changes and their effects on personal and professional life and changes in attitudes and attitude towards patients, colleagues and the team work. This author also improves the communication performance in multi coexistence , making a difference in their lives. We concluded that the Projeto Pronto Sorriso has provided new knowledge and experiences, and added values brought about the development of skills related to professional practice extremely important in building good health practices .
Palavras-chave: Education
Learning
Play therapy
Humanizing healt care
Ensino
Aprendizagem
Ludoterapia
Humanização da assistência
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Medicina - FM (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde (FM)
Citação: PAIVA, Maria Luiza de Faria. Contribuições do Pronto Sorriso na formação do profissional de saúde. 2013. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3890
Data de defesa: 18-Dez-2013
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (FM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Maria Luiza de Faria Paiva - 2013.pdf2,48 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons