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Tipo do documento: Dissertação
Título: O movimento escoteiro e as contribuições da educação não formal para o ensino de geografia e cartografia
Título(s) alternativo(s): The scout movement and the contributions of non-formal education for the teaching of geography and cartography
Autor: Sabota, Heitor Silva
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/8557743433653656
Primeiro orientador: Bueno, Miriam Aparecida
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/9765282563578698
Primeiro membro da banca: Bueno, Miriam Aparecida
Segundo membro da banca: Pereira, Carolina Machado Rocha Busch
Terceiro membro da banca: Richter, Denis
Quarto membro da banca: Oliveira, Ivanilton José de
Resumo: Este estudo refere-se às contribuições e colaborações da educação não formal para o ensino formal de Geografia e Cartografia. Para isso, foi realizada uma Pesquisa Participante no Movimento Escoteiro e na Rede Pública Estadual de Ensino do Estado de Goiás. Esta investigação ocorreu entre os anos de 2012 e 2013, em Goiânia-GO, no Grupo Escoteiro Goyaz e no Colégio Estadual Carlos Alberto de Deus, e discute como a adoção de metodologias que envolvem o cotidiano do aprendiz influencia diretamente o processo de construção do conhecimento de temas cartográficos e geográficos. O objetivo deste trabalho é investigar as contribuições do escotismo para o ensino de Geografia, através das estratégias de aprendizagem utilizadas pelo movimento voltadas para a compreensão do espaço físico e da linguagem cartográfica. Para cumprir tal objetivo analisamos a história do escotismo; a fundamentação teórica do projeto e do método educativo da instituição educacional; e as práticas educativas realizadas. Uma intervenção didática no ensino formal foi realizada, a partir da observação e sistematização de três atividades escoteiras que apresentaram significativa eficiência para a mediação de conteúdos e conceitos geográficos e cartográficos. Após a prática pedagó gica realizada, notamos um bom desempenho dos alunos, em que os sujeitos participantes conseguiram construir e relacionar o conhecimento aprendido com a prática cotidiana.
Abstract: This paper refers to the contributions and colaborations of non-formal education to the formal knowlodge of Geography and Cartography. For that, it was realized a Participant research in Scouting and in the State Public Education. This investigation ocurred between 2012 and 2013, in Goiânia-GO, at Escoteiro Goias group and at Carlos Alberto de Deus State College. The research discuss how the adoption of methodologies, which involves the apprentice's routine, affects directly the process of construction of the cartography and geography knowledge. The gold of the paper was investigate the contributions of the scouting to the Geography knowledge using teaching strategies used by the movement, turned to the understanding of the physical space and the Cartographic language. To accomplish that gold, it was analyzed: the history of scouting, the theoretic grounding of the project and of the educated method of this institution and the education practices that were done. After those steps,it was also made a didactic intervention in the formal teaching, starting from the observation and systematization of three scouting activities that presented significant efficiency in the mediation of topics and Geographic and Cartographic's definitions. After the pedagogical practice, we could see the well results of the students, where the ones who participated on the research could build and relate the knowledge learned with the routine practice.
Palavras-chave: Movimento escoteiro
Ensino não formal
Práticas educativas
Pesquisa participante
Vygotsky
Scouting
Non-formal education
Educational practices
Participant research
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Instituto de Estudos Socioambientais - IESA (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia (IESA)
Citação: SABOTA, Heitor Silva. O movimento escoteiro e as contribuições da educação não formal para o ensino de geografia e cartografia. 2014. 111 f., Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4067
Data de defesa: 29-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (IESA)

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