Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4564
Tipo do documento: Dissertação
Título: Clube de matemática: palco de transformação dos motivos da atividade de estudo
Título(s) alternativo(s): Mathematics club: stage of transformation of the reasons for study activity
Autor: Silva , Douglas Aires da
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/6755789508099314
Primeiro orientador: Cedro, Wellington Lima
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/1123884255260078
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de compreender a transformação dos motivos para a atividade de estudo dos alunos no Clube de Matemática em busca da resposta de nosso problema: qual o movimento dos motivos para a atividade de estudo dos alunos em relação ao conhecimento matemático? Tomar ciência desse processo se torna relevante em um espaço em que a organização do ensino em matemática pode ser mais um dos fatores que contribuem para o processo de humanização dos sujeitos envolvidos na díade ensino-aprendizagem. O modelo de educação vigente tem se demonstrado ineficiente para emancipação das crianças mantendo as condições de alienação desenvolvida no percurso histórico, decorrente do sistema econômico que vivemos. Pensar em uma educação humanizadora, isto é, capaz de humanizar a criança e superar a alienação presente na educação capitalista; implica em pensar em um modo de organizar o ensino no qual os sujeitos sejam participantes do processo de aprendizagem. O Clube de Matemática é um projeto que representa um exemplo desse modo de organização. Nesse viés, levamos em consideração três pilares: o trabalho colaborativo, a situação-problema (desencadeadora da aprendizagem) e o caráter lúdico. Baseados na teoria histórico-cultural e na teoria da atividade, com fundamentos no materialismo histórico-dialético, realizamos nossa pesquisa com um grupo de doze crianças durante o desenvolvimento de um Clube de Matemática em uma escola municipal de Goiânia. O experimento didático foi a metodologia de pesquisa utilizada nessa investigação. Nossos instrumentos de pesquisa buscaram explicitar os motivos das crianças em todo o momento do projeto. Os desdobramentos da pesquisa foram a comprovação da importância do trabalho colaborativo no desenvolvimento humano e o papel da atividade lúdica na aprendizagem das crianças. Ademais, evidenciamos o Clube de Matemática como modelo de organização de ensino capaz de colocar os sujeitos em movimento, em direção a transformação dos motivos para a atividade de estudo.
Abstract: This research aims to understand the transformation of the reasons for the activity study of students in Math Club in search of the answer to our question: What is the movement of the reasons for the activity study of students in relation to mathematical knowledge? Become aware of this process is relevant in a space in which the organization of teaching in mathematics can be more one of the factors that contribute to the process of humanization of the subjects involved in the teaching-learning dyad. The current model of education has proved inefficient for emancipation of children maintaining the conditions of alienation developed in the historical path, due to the economic system we live. Think about a humanizing education, that is, capable of humanizing the child and overcome this alienation that exist in the capitalist education; implies thinking of a way to organize the teaching in which subjects are participants of the learning process. The Mathematics Club is a project that is an example of this mode of organization. This bias, we considered three pillars: collaborative work, the problem situation (triggering learning) and the playful character. Based on cultural-historical theory and activity theory, with foundations in the historical - dialectical materialism, we conducted our research with a group of twelve children during development of a Mathematics Club at a municipal school in Goiânia. The teaching experiment was the research methodology used in this research. Our research instruments sought to explain the reasons for children during all the time of the project. The unfolding of the research were to prove the importance of collaborative work in human development and the role of play activity in children's learning. In addition, we noted the Mathematics Club as teaching organization model able to put the subject moving in the direction of the transformation reasons for the study activity.
Palavras-chave: Motivo
Atividade de estudo
Teoria da atividade
Teoria histórico-cultural
Reasons
Study activity
Activity theory
Historico-cultural theory
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)
Citação: SILVA, D. A. Clube de matemática: palco de transformação dos motivos da atividade de estudo. 2014. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4564
Data de defesa: 17-Nov-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Douglas Aires da Silva - 2014.pdf3,45 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons