Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4672
Tipo do documento: Dissertação
Título: Fotografia, comunicação e ciência: trajetórias históricas e ações para a compreensão do conhecimento científico
Título(s) alternativo(s): Communication and science: historical trajectories and actions to the understanding of scientific knowledge
Autor: Silva, Janinne Barcelos de Morais
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/7729780084365345
Primeiro orientador: Gomes, Suely Henrique de Aquino
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/3007925506666700
Primeiro membro da banca: Gomes, Suely Henrique de Aquino
Segundo membro da banca: Camargo, Vera Regina Toledo
Terceiro membro da banca: Santos, Goiamérico
Resumo: Diante das frequentes discussões sobre a contrapartida social da ciência e a necessidade de sua divulgação, investigamos a utilização da Fotografia como recurso facilitador e mediador na formação de sentido para a compreensão do conhecimento científico, por parte do grande público. Nosso objetivo foi verificar como essa imagem técnica pode ser utilizada na popularização das pesquisas; qual o seu papel na construção do conhecimento científico; e como a comunidade científica, associada à ela, pode aproximar o público leigo sem comprometer a integridade da informação. Partimos da hipótese de que associado à fotografia, o texto científico tem maior possibilidade de despertar o interesse do público leigo e facilitar o entendimento da informação. Para testar esse argumento, buscamos ampliar as discussões sobre as relações sociais na ciência e sobre a Comunicação Científica. Na verificação em campo, recorremos à pesquisa quantitativa, através de questionários e entrevistas semidirigidas; e, também, à metodologia de medição do movimento ocular, conhecida como Eye tracker. Esta técnica permitiu observar o comportamento dos pesquisados diante do texto e das fotografias e coletar métricas importantes para a avaliação de sua atenção como a duração, o percurso e a localização do olhar. A partir dos dados coletados, observamos que a inter-relação entre texto e fotografia pode construir um caminho privilegiado na busca pelo entendimento da ciência e a consequente formação do conhecimento.
Abstract: Evaluating frequent discussions about the social counterpart of science and the need for its popularization, we investigated the use of Photography as a facilitator and mediator feature in the process of construction of knowledge, among the general public. Our goal was to investigate how these images can be used to popularize the researchs; what is their role in the construction of scientific knowledge; and how the scientific community associated with it, can approach large public without compromising the integrity of the information. Our hypothesis is that scientific texts, associated with photography, have major possibility to spark the interest of general public and facilitate the understanding of the information. To test this hypothesis, we expanded the discussions on science social relations and Scientific Communication. Checking in the field, we used quantitative research, such as questionnaires and semistructured interviews; and, also, the method of measuring eyes movements, known as Eye tracker. This technique allowed us to observe the behavior of respondents while reading the text and the photographs, and collect important metrics to evaluate their attention, such as the duration, the route and the location of their look. Given the results, we observed that inter-relationship between scientific text and photography can build a privileged way in the search for understanding of science and consequent formation of knowledge.
Palavras-chave: Ciência
Divulgação
Imagens
Fotografia
Science
Popularization
Images
Photography
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: BARCELOS, J. Fotografia, comunicação e ciência: trajetórias históricas e ações para a compreensão do conhecimento científico. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4672
Data de defesa: 23-Jun-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Janinne Barcelos de Morais Silva - 2015.pdf6,34 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons