Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9390
Tipo do documento: Dissertação
Título: Césio-137, trinta anos depois: silenciamento discursivo de uma tragédia
Título(s) alternativo(s): Césio-137, trinta años después: silencio discursivo de una tragedia
Autor: Vasconcelos, Célia Helena
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/7931163133688245
Primeiro orientador: Fernandes, Eliane Marquez da Fonseca
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/6909779518031618
Primeiro membro da banca: Fernandes, Eliane Marquez da Fonseca
Segundo membro da banca: Souza, Agostinho Potenciano de
Terceiro membro da banca: Vieira, Suzane de Alencar
Quarto membro da banca: Couto, Elza Kioko Nakayama Nenoki do
Quinto membro da banca: Luterman, Luana Alves Luterman
Resumo: A presente pesquisa visa compreender como se dão algumas formas de silêncio nos discursos de uma fase histórica relevante em nosso contexto social. Este estudo discute um desses momentos, o acidente radiológico com o elemento químico Césio-137 que aconteceu no ano de 1987 na cidade de Goiânia. Vamos abordar uma importante fase histórica que está envolvida em várias formas de silêncio; discutindo as formas como essa fase passa por um processo de silenciamento do contexto histórico. Nossa pesquisa propõe algumas reflexões justamente a partir da noção de que “o silêncionão fala, ele significa” (ORLANDI, 2007, p. 42). Não temos a pretensão de observá-lo como um espaço vazio, ou de emudecimento, mas a partir da ideia de que o silêncio pode ser colocado de várias formas significantes em um dado contexto histórico. Como principal aporte teórico contamos com as proposições de Bakhtin/ Volochínov, Orlandi, Michel Pêcheux e Gregolin. Entendemos o silêncio conforme aponta Orlandi (2012): “O silêncio é a condição de possibilidade de o dizer ser outro. No silêncio, o sentido ecoa no sujeito. ” Assim, em nossa pesquisa, buscamos revisitar a História do acidente radioativo em Goiânia, observando formas de silêncio que permeiam todo o episódio e ainda nos atentarmos às estratégias que vêm sendo utilizadas para que prevaleça o silêncio em tal contexto histórico. Percebemos que o episódio passa por silenciamento dos principais espaços que estiveram envolvidos no acidente e também dos principais signos que envolvem o acidente, muito pouco se fala sobre o assunto. O resultado das intervenções foram eficazes e atualmente poucas pessoas sabem sobre a tragédia, quando tem acesso ao contexto, geralmente é de maneira superficial.
Abstract: La presente investigación pretende comprender cómo se dan algunas formas de silencio en los discursos de una fase histórica relevante en nuestro contexto social. En nuestro estudio discutimos uno de esos momentos, en el caso, el accidente radiológico con el elemento químico Césio-137 que sucedió el año 1987 en la ciudad de Goiânia. Vamos a discutir y revisar una importante fase histórica que está involucrada en varias formas de silencio, y en el caso de que se produzca un cambio en la calidad de la información. Nuestra investigación propone algunas reflexiones justamente a partir de la noción de que "el silencio no habla, él significa" (ORLANDI, 2007: 42), no tenemos la pretensión de observarlo como un espacio vacío, o de enmudecimiento, de la idea que el silencio puede ser colocado de varias formas significantes en un contexto histórico. Como principal aporte teórico contamos con las proposiciones de (Bakhtin/Volochínov, Orlandi, Michel Pechêux, Gregolin). Buscamos entender el silencio de acuerdo con las proposiciones de Orlandi (2012), "El silencio es la condición de posibilidad de decirlo otro. En nuestra investigación, buscamos hacer una visita en todo el contexto histórico observando formas de silencio que impregna todo el episodio y aún de observar estrategias que vienen siendo utilizadas para prevalecer el silencio en ese contexto histórico. Se percibe que el episodio pasa por silenciamiento de los principales espacios que estuvieron involucrado en el acidente y tambien en los principales signos que envolven el acidente. El resultado de estas intervenciones fueron eficazes y atualmente pocas personas saben sobre la tragedia, quando tiene acesso ao contexto, generalmente es de forma superficial.
Palavras-chave: Césio-37
Goiânia
Silenciamento
Discursivo
Tragédia
Césio-37
Goiânia
Silenciamiento
Discurso
Tragedia
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: VASCONCELOS, Célia Helena. Césio-137, trinta anos depois: silenciamento discursivo de uma tragédia. 2019. 172 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9390
Data de defesa: 28-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística (FL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Célia Helena Vasconcelos - 2019.pdf4,51 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons