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Navegando FE - Artigos publicados em periódicos por Autor "Almeida, Dulce Barros de"
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Item Relatos sobre “salas alternativas de educação de jovens e adultos” para pessoas com necessidades educativas especiais: um olhar no passado com vistas para o futuro(Cristóvão Giovani Burgarelli, 2011-12) Almeida, Dulce Barros deEste artigo discute as alternativas encontradas pela Rede Estadual de Educação de Goiás para o atendimento de jovens e adultos com necessidades educativas especiais no início desse século. Trata-se de uma discussão baseada em pesquisa qualitativa de abordagem descritivo-reflexiva que utilizou como instrumentos de coleta de dados as técnicas de observação, entrevistas e análises de documentos. Objetivou analisar como as Salas Alternativas de Jovens e Adultos (SAEJA) se estruturaram e se desenvolveram para dar suporte às pessoas que historicamente foram marginalizadas e excluídas do sistema educacional brasileiro por não atenderem às suas exigências. Dentre as conclusões encontradas, destaca-se o descaso do governo estadual a essa população-alvo, sobretudo no que se refere à concepção de educação de jovens e adultos com necessidades educativas especiais, quer sejam por limitações intelectuais, sensoriais ou físicas, que ainda se encontram à margem de uma educação adequada e de qualidade. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT _______________________________________________________________________________________________________________________ This article discusses the alternatives adopted by the Goiás State Education Network at the beginning of this century for the care of young people and adults with special educational needs. The discussion is based on qualitative research of a descriptive and reflexive nature in which observation techniques, interviews and documental analyses were used as data collecting tools. It sets out to analyze how the ‘Alternative Classrooms for Youth and Adult Education’ were structured and organized to support people who had been historically marginalized and excluded from the Brazilian educational system because they did not meet its requirements. Among its conclusions, the study highlights State government indifference towards this target group, particularly in terms of the education of young people and adults with special educational needs, whether intellectual, sensorial or physical, who are still on the sidelines when it comes to adequate quality education.