FEFD - Monografias - Especialização
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando FEFD - Monografias - Especialização por Assunto "Currículo"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O lugar da Educação Física numa escola pública organizada por projetos de trabalho(Universidade Federal de Goiás, 2013-06-11) Guimarães, Wanessa Gomes ChagasEste trabalho teve como objetivo geral: compreender qual é o lugar da Educação Física numa escola da Rede Municipal de Ensino de Goiânia onde o currículo está organizado por projetos de trabalho, tendo como desdobramentos iniciais outros objetivos específicos como: Identificar e analisar a concepção de educação física dos documentos legais da educação; Analisar a concepção de integração curricular. (pedagogia de projetos) na perspectiva da Prefeitura de Goiânia; Analisar a prática pedagógica proposta pelos professores de Educação Física da Instituição pesquisada; Os passos adotados para trilhar tais objetivos serão: Análise documental: PPP da escola; Proposta da Rede Municipal de Ensino; Plano de ensino de educação física do professor; Entrevista com o professor de Educação Física disponível na instituição pesquisada; Plano de Aula do professor de Educação Física. No final da análise, foi possível encontrar indícios de que a proposta de pedagogia de projetos ainda não foi compreendida pelo professor de educação física, refletindo no desenvolvimento do trabalho pedagógico da disciplina na escola e que os documentos legais que orientam o Currículo da instituição pesquisada usam de fontes de distintas matrizes teóricas para fundamentar o pensamento sobre o tema, dando margens para a inconsistência pedagógica no campo escolar.Item Raça e gênero nos currículos de Educação Física(Universidade Federal de Goiás, 2013-06-11) Jacob, Hemanuelle Di Lara SiqueiraEsta é uma pesquisa de conclusão de curso de Especialização em Educação Física Escolar ministrado, pela Faculdade de Educação Física FEF-UFG. Intitulado de Raça e Gênero no Currículo de Educação Física, a pesquisa objetiva de forma geral identificar como ocorre a discussão e ações sobre cultura negra na escola, especificamente identificar como acontece a aplicabilidade da lei nº 10.639/03 na escola pesquisada e qual a contribuição da Educação Física nas atividades da escola que abordam o tema de raça e gênero. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de caráter exploratório cuja fonte investigativa foi o currículo da escola e as entrevistas feitas com os professores que trabalham a questão de raça e gênero em suas aulas. Esta pesquisa busca contribuir com a reflexão sobre as possibilidades e desafios para a aplicabilidade da lei nº 10.639/03 assim como, com o processo de conscientização e valoração da cultura Afro-Brasileira e com a construção do orgulho e da identidade negra no cotidiano escolar.Item Teoria da curvatura da vara: o impacto sobre a Educação Física brasileira(Universidade Federal de Goiás, 2013-06-11) Araújo, Eliza Mohn Nogueira deO presente trabalho tem com objetivo principal, compreender as implicações da curvatura da vara expressa no currículo e, conseqüentemente, na prática pedagógica dos alunos que se especializam em educação física escolar pela FEF/UFG. Inicio analisando como o currículo interfere na formação do sujeito. Na seqüência falo sobre a questão da técnica e a dicotomia dos extremos dentro das relações com algumas abordagens da educação física. Logo depois, discuto sobre a visão dos colegas à respeito dos questionamentos levantados. Percebe-se como é necessário que mais pesquisas sejam realizadas para que se aprofunde os estudos sobre o movimento dos extremos na educação física e assim se supere este paradigma.