FEFD - Monografias - Especialização
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Navegando FEFD - Monografias - Especialização por Assunto "Educação física"
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Item Educação indígena: interfaces com a educação física(Universidade Federal de Goiás, 2013-06-14) Silva, Ana Paula de MeloEste trabalho surgiu da pesquisa monográfica feita em 2011 na Universidade Estadual de Goiás, Do Fundo do Rio para Terra: percepções sobre o corpo. A partir deste percebemos que a Educação Física Escola Indígena na cidade não era posta em discussão, dessa forma uma revisão de literatura foi feita para revisar como esta posta a Educação Física no cenário da Educação Indígena, documentos que discutem e amparam, e o contexto histórico no cenário nacional e em Aruanã. A etnia pesquisada corresponde aos Karajá, da cidade de Aruanã – Goiás, as relações sociais desse povo com os não-índios se constrói através do “trabalho” e da “educação”, então sendo reflexo no seu corpo, na expressão da tradição.Item O lugar da Educação Física numa escola pública organizada por projetos de trabalho(Universidade Federal de Goiás, 2013-06-11) Guimarães, Wanessa Gomes ChagasEste trabalho teve como objetivo geral: compreender qual é o lugar da Educação Física numa escola da Rede Municipal de Ensino de Goiânia onde o currículo está organizado por projetos de trabalho, tendo como desdobramentos iniciais outros objetivos específicos como: Identificar e analisar a concepção de educação física dos documentos legais da educação; Analisar a concepção de integração curricular. (pedagogia de projetos) na perspectiva da Prefeitura de Goiânia; Analisar a prática pedagógica proposta pelos professores de Educação Física da Instituição pesquisada; Os passos adotados para trilhar tais objetivos serão: Análise documental: PPP da escola; Proposta da Rede Municipal de Ensino; Plano de ensino de educação física do professor; Entrevista com o professor de Educação Física disponível na instituição pesquisada; Plano de Aula do professor de Educação Física. No final da análise, foi possível encontrar indícios de que a proposta de pedagogia de projetos ainda não foi compreendida pelo professor de educação física, refletindo no desenvolvimento do trabalho pedagógico da disciplina na escola e que os documentos legais que orientam o Currículo da instituição pesquisada usam de fontes de distintas matrizes teóricas para fundamentar o pensamento sobre o tema, dando margens para a inconsistência pedagógica no campo escolar.Item Relações de gênero e sexualidade nas aulas de Educação Física e a necessidade de formação continuada(Universidade Federal de Goiás, 2013-06-11) Cabral, Dennia Pasquali eEste trabalho objetivou analisar se um curso de formação continuada que aborda as relações de gênero e de sexualidade em seu currículo contribui para a compreensão dessas temáticas e para seu trato pedagógico nas aulas de EF. Participaram da pesquisa 21 professore(a)s – estudantes da Pós Graduação em Educação Física Escolar da Universidade Federal de Goiás, sendo aplicados a todos questionários, e entrevista a 2 professore(a)s - estudantes que trabalhavam em escolas públicas das redes municipal (Goiânia) e estadual (Goiás). Como principais resultados destacam-se que: o contato com a discussão acadêmica de gênero e sexualidade, para a maioria do(a)s pesquisado(a)s, se deu pela primeira vez no curso de especialização e a falta de estudo desses temas na formação inicial dificulta a prática pedagógica; eles percebem, refletem e problematizam, com seus estudantes, sobre as diversas problemáticas que envolvem o gênero e sexualidade na escola; através dos conteúdos da Educação Física (EF), o(a)s professore(a)s compreendem ser possível atuar pedagogicamente e significativamente sobre os referidos temas; a principal contribuição da pós apontada foi o contato com leituras de autores da área da EF que pesquisam as temáticas, pois os sujeitos desconheciam que o campo acadêmico da EF produz sobre as mesmas; a formação continuada que apresentou um trato, mesmo que inicial, sobre as temáticas de gênero e sexualidade, como é o caso da pós graduação em Educação Física Escolar/UFG, foi compreendida como importante para a troca de experiências e para apreensão de conhecimentos relativos aos temas.