Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13647
Tipo do documento: Artigo
Título: Abordagem ambiental em livros didáticos de Química: princípios da carta de Belgrado
Título(s) alternativo(s): Environmental approach in chemistry textbooks: principles of Belgrade letter
Autor: Cassiano, Karla Ferreira Dias
Echeverría, Agustina Rosa
Resumo: Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que objetivou descrever e analisar a abordagem ambiental nos livros didáticos de química aprovados no PNLEM/2008. Trata-se de uma análise de conteúdo realizada por categorias fundamentadoras da educação ambiental (EA) baseadas na Carta de Belgrado que articula conhecimento científico, conscientização e participação. Os resultados apontaram que alguns temas são tratados de forma descontextualizada devido à fragmentação da dimensão ambiental que reduz a complexidade das relações humanidade-natureza. Apesar de nem todos os livros contemplarem integralmente os princípios da Carta e da supervalorização do conhecimento científico em detrimento de outros determinantes para a condição ecológica, a pesquisa concluiu que os livros didáticos de química podem contribuir para a realização da EA nas escolas, ressaltando a necessidade de estudos sobre a relação entre os componentes da tríade conteúdos científicos, formação docente e livro didático.
Abstract: Environmental approach in chemistry textbooks: principles of Belgrade letter. This article presents data from a survey that aimed to describe and analyze the environmental approach in chemistry textbooks approved by PNLEM/2008. It is a Content Analyze accomplished by justified categories of Environment Education (EE) based on Belgrade letter which articulates Scientific Knowledge, Knowledge/Awareness and Participation. The results pointed out that some themes are treated in a non contextualized way due to environmental dimension fragmentation which reduces the complexity of humanity-nature relationships. Although not all books fully contemplate the principles of the letter, and the overvaluation of Scientific Knowledge to the detriment of other crucial ones for the ecological condition, the research concluded that Chemistry textbooks can contribute to the accomplishment of EE in schools, emphasizing the necessity for studies about the relationship between the triad components “scientific contents, teacher training and textbook".
Palavras-chave: Educação ambiental
Livro didático
Carta de Belgrado
Environment education
Textbook
Belgrade letter
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Química - IQ (RG)
Citação: CASSIANO, Karla Ferreira Dias; ECHEVERRÍA, Agustina Rosa. Abordagem ambiental em livros didáticos de Química: princípios da carta de Belgrado. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 220-230, ago. 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5935/0104-8899.20140025
Identificador do documento: 10.5935/0104-8899.20140025
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13647
Data de publicação: Ago-2014
Aparece nas coleções:IQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Karla Ferreira Dias Cassiano - 2013.pdf847,35 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons