Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19037
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Vitor de Almeida-
dc.creatorCosta, Mara Divina da-
dc.date.accessioned2020-09-18T11:51:14Z-
dc.date.available2020-09-18T11:51:14Z-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.identifier.citationCOSTA, Mara Divina da. A significação dos conceitos básicos da química a partir da elaboração de uma planilha avaliativa interativa. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas, Universidade Federal de Goiás, Cidade de Goiás, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19037-
dc.description.abstractThe study of the basic concepts of chemistry presupposes an abstract theoretical exercise that directs learning to ever more complex relationships. Thus, the understanding of the phenomena that approach the macroscopic and microscopic nature of matter involves subjective aspects that highlight and structure abstract exercises that refer to the behavior and transformation of matter. In this context the research aims to relate the basic concepts of chemistry to quantitative and subjective aspects through the elaboration of interactive spreadsheets through office tools. For this, a theoretical conceptual survey of the basic concepts of general chemistry was made. Subsequently, a survey was made of the chemical aspects and their subjective perspective to be correlated with the chemical concepts. Possessing such data was developed interactive tables and the delimitation subjective propositions to the understanding of the resolution of chemical issues that exercised the abstract relationship between the quantitative and qualitative aspects that the concepts listed have prompted. With the development of the research it was understood how the use of office tools and the elaboration of interactive worksheets are able to impart meaning to the quantitative aspects of the basic concepts of general chemistry, providing a direction for an effective cognitive development in the classroom.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFerramentas officept_BR
dc.subjectAbstraçãopt_BR
dc.subjectEquilibraçãopt_BR
dc.subjectConceitos químicospt_BR
dc.subjectObjetivaçãopt_BR
dc.subjectSubjetivaçãopt_BR
dc.subjectOffice toolspt_BR
dc.subjectAbstractionpt_BR
dc.subjectEquilibrationpt_BR
dc.subjectChemical conceptspt_BR
dc.subjectObjectivizationpt_BR
dc.subjectSubjectivationpt_BR
dc.titleA significação dos conceitos básicos da química a partir da elaboração de uma planilha avaliativa interativapt_BR
dc.title.alternativeThe significance of basic chemical concepts from the elaboration of a evaluation worksheetpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoO estudo dos conceitos básicos da química geral pressupõe um exercício teórico abstrato que direciona a aprendizagem a relações cada vez mais complexas. Dessa forma, a compreensão dos fenômenos que abordam a natureza macroscópica e microscópica da matéria envolve aspectos subjetivos que destacam e estruturam exercícios abstratos que ser referem ao comportamento e transformação da matéria. Nesse contexto a pesquisa tem como objetivo relacionar os conceitos básicos da química geral aos aspectos quantitativos e subjetivos através da elaboração de planilhas interativas através de ferramentas office. Para isso fez-se um levantamento teórico conceitual dos conceitos básicos da química geral. Posteriormente, foi feito um levantamento dos aspectos químicos e sua perspectiva subjetiva a serem correlacionadas com os conceitos químicos. De posse de tais dados desenvolveu-se tabelas interativas e a delimitação proposições subjetivas para a compreensão da resolução de questões química que exercitaram a relação abstrata entre os aspectos quantitativos e qualitativos que os conceitos elencados incitaram. Com o desenvolvimento da pesquisa compreendeu-se como o uso de ferramentas office e a elaboração de planilhas interativas são capazes de conferir significado aos aspectos quantitativos dos conceitos básicos da química geral proporcionando um direcionamento para um desenvolvimento cognitivo efetivo em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Vitor de Almeida-
dc.contributor.referee1Pereira Júnior, Carlos Antônio-
dc.contributor.referee1Santos, Rodrigo da Silva-
dc.publisher.departmentRegional Cidade de Goiás (RCG)pt_BR
dc.publisher.courseEducação do Campo (RCG)pt_BR
Aparece nas coleções:RCG - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação do Campo - Mara Divina da Costa - 2019.pdf1,88 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons