Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19800
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | Canadian poetry and the brazilian students: what are the challenges? |
Título(s) alternativo(s): | Poesia canadense e o aluno brasileiro: quais são os desafios? |
Autor: | Rees, Dilys Karen |
Resumo: | Este artigo tem como foco a disciplina de poesia canadense que foi oferecida no curso de Letras/Inglês na Universidade Federal de Goiás. A discussão inicial apresentada neste artigo destaca os pontos que foram levados em consideração para formular o programa da disciplina. Na segunda parte do artigo, apresenta-se e discute-se a leitura que sete alunos fi zeram de um poema da poetisa modernista Margaret Avison (Avison, 2005), no fi nal da disciplina, apontando os acertos e as difi culdades na leitura construída pelos alunos. As opiniões dos alunos são analisadas usando a fi losofi a hermenêutica de Gadamer (2000) em termos do horizonte cultural em que o poema foi escrito como também o horizonte cultural dos alunos ao lerem a obra literária, levando em consideração o familiar e o estranho. Focaliza-se, também, o contraste sugerido por Widdowson (1992) de texto referencial e texto e leitura representacional. |
Abstract: | This article focuses on a Canadian poetry course that was offered in the undergraduate English language course at Universidade Federal de Goiás, pointing out the factors that were taken into consideration to formulate the course program. In the second part of the article, a reading produced by the students of a poem by the Modernist poet Margaret Avison (Avison, 2005) is presented and discussed showing the strong points and the diffi culties they had in its construction. The students’ opinions are analyzed using Gadamer’s (2000) philosophical hermeneutics in terms of the cultural horizon in which the poem was written and the cultural horizon of the students reading the poem focusing on the familiar and the strange. The contrast between referential texts and representational texts suggested by Widdowson (1992) is also focused on. |
Palavras-chave: | Literature Literatura Teaching Foreign language Poetry Ensino Língua estrangeira Poesia |
País: | Brasil |
Unidade acadêmica: | Faculdade de Letras - FL (RG) |
Citação: | REES, Dilys Karen. Canadian poetry and the brazilian students: what are the challenges? The Especialist, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 25-47, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19800 |
Data de publicação: | 2011 |
Aparece nas coleções: | FL - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Dilys Karen Rees - 2011.pdf | 517,8 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons