Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4357
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rocha, Maria Elisa França-
dc.creatorPereira, Igor Augusto-
dc.date.accessioned2014-11-11T19:19:06Z-
dc.date.available2014-11-11T19:19:06Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationPEREIRA, Igor Augusto. Cinema, eu: a metáfora da pós-modernidade em sinédoque, Nova York. 2010. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4357-
dc.description.abstractEven though we live in a world full of images they do not have an absolute power. Neither can they be judged by a unilateral meaning. It is essential to study their ways of constructing themselves and get, through this, to understanding the way we represent the elements of our time. This assignment searches for that, by investigating the means which intend to promote identification between the plot of the movie Synecdoche, New York, by Charlie Kaufman, and the concept of post-modernity. The process of analysis is started by briefly putting into concept the possibilities of analyzing image. Further, it is conducted to the main ideas concerning post-modernity, its crisis, intersections and cultural perspective. Through that, an analysis is made, concerning elements in which post-modern condition is exposed by Kaufman. The other movies by Kaufman make clear how he is concerned in understanding the cinema as a space of self reflection. Last, we get to a point in which the film-maker uses his work to reconstruct some of the main human traumas. It also makes clear the need for a deeper analytical position. Being the result of subject, Synecdoche, New York does not have its end with casting and techniques. Actually, it gives to the spectator the hardest task: to see himself as the main character of the same anguish showed on screen.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectPós-Modernidadept_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectSinédoquept_BR
dc.subjectNova Yorkpt_BR
dc.subjectSynecdochept_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectPost-modernitypt_BR
dc.subjectImagept_BR
dc.titleCinema, eu: a metáfora da pós-modernidade em sinédoque, Nova Yorkpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoApesar de vivermos em um mundo de imagens, elas não possuem poder absoluto, nem podem ser julgadas a partir de uma significação unilateral. É essencial estudar suas formas de construção e chegar, assim, à compreensão do modo como representamos os elementos de nosso tempo. O projeto em questão tem uma busca neste sentido e, para tal, investiga os mecanismos que visam promover a identificação entre o enredo Sinédoque, Nova York, de Charlie Kaufman, e o conceito de pós-modernidade. Esse processo é iniciado a partir de uma breve conceituação das possibilidades de análise da imagem. Em seguida, conduz-se às principais ideias referentes à pós-modernidade, suas crises, intersecções e perspectivas culturais. Partindo daí, promove uma análise de elementos em que a condição pós-moderna é trabalhada na película de Kaufman. As demais obras do autor evidenciam uma preocupação em entender o cinema como espaço de reflexão existencial. Por fim, chegamos a um panorama em que o cineasta usa sua obra para reconstituir alguns dos principais traumas humanos e evidenciar a necessidade de um posicionamento analítico mais profundo. Fruto de uma tradição que preza pela subjetividade, Sinédoque, Nova York não se encerra com os créditos da ficha técnica. Pelo contrário, vota ao espectador a tarefa mais difícil: perceber a si como o protagonista da mesma angústia retratada na tela.pt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Maria Elisa França-
dc.contributor.referee1Silva, Conceição de Maria Ferreira-
dc.publisher.departmentFaculdade de Informação e Comunicação (RG)pt_BR
dc.publisher.courseJornalismo (RG)pt_BR
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Jornalismo - Igor Pereira.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Artigo Principal768,49 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons