Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (CEPAE)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (CEPAE) por Assunto "Abordagem sistêmica"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Abordagem sistêmica de ensino: narrativas de memórias e letramento no ensino fundamental(Universidade Federal de Goiás, 2020-06-22) Jesus, Weslania Evangelista de; Lima, Clêidna Aparecida; http://lattes.cnpq.br/7507529259541852; Mesquita, Deise Nanci de Castro; http://lattes.cnpq.br/4043217912376564; Mesquita, Deise Nanci de Castro; Rocha, Maria Alice de Sousa Carvalho; Oliveira, Ilse Leone Borges Chaves de; Souza, Aline Gomes; Carvalho, Andréa dos Guimarães deEste estudo indaga sobre como a vida narrada reconstitui-se pelo tempo (re)vivido. Pretende-se refletir acerca dos saberes ensinados pela escola, relacionando-os e aproximando-os das vivências dos estudantes a partir do percurso da pesquisa. “Abordagem Sistêmica de Ensino: narrativas de memórias e letramento no ensino fundamental” justifica-se pela necessidade de se buscarem alternativas interativas e significativas que possam contribuir para o processo de letramento de crianças em ambiente escolar. O foco desta investigação é compreender como as narrativas de memória podem potencializar a apreciação de diversas leituras e, assim, contribuir para o processo de aprendizagem dos conteúdos de outras disciplinas escolares. No âmbito da pesquisa qualitativa desenvolve-se um estudo de caso com dezessete estudantes com idades entre dez e doze anos, de uma turma de quinto ano do ensino fundamental da Escola Municipal José Luiz Bittencourt, em Goianira-GO. O estudo permite destacar que, ao narrarem suas memórias – em diálogo com leituras – estes jovens estabelecem relações significativas e instigantes com a arte da leitura e com suas memórias de vida. Como produto educacional foi produzida uma coletânea de curtasmetragens contendo produções narrativas dos colaboradores. Neste processo busca-se ampliar a leitura de mundo, estimulando sensibilidades e percepções.