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Tipo do documento: Dissertação
Título: A inveja nos filmes publicitários da Fiat e Boticário utilizando o contexto de classes sociais semelhantes
Título(s) alternativo(s): The envy of advertising movies from Fiat and Boticário using the context of similar social classes
Autor: Barbosa, Karen Muzany Pereira Dias
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/1171442211693550
Primeiro orientador: Jordão, Janaína Vieira de Paula
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/9936127174016398
Primeiro membro da banca: Fernandes, Ana Rita Vidica
Segundo membro da banca: Tondato, Márcia Perencin
Terceiro membro da banca: Barbosa, Karen Muzany Pereira Dias
Resumo: Esta dissertação teve como pretensão analisar as indicações invejosas contidas em alguns filmes publicitários a fim de identificar como a narrativa apresentada indica uma perspectiva de classes sociais semelhantes. Inúmeras indagações norteiam esse principiar exploratório quando se trata das atividades inerentes ao consumo na vida moderna e pós-moderna. A comunicação em seu âmbito cultural trabalha diante de informações coletadas pelos aspectos comportamentais identificados em seus possíveis consumidores, assim a mídia trabalha na perspectiva dessas representações sociais para poder emitir suas mensagens. No ponto de vista econômico muitas ideias surgem para originar esses elementos de visibilidade do uso social dos bens de consumo como a teoria de consumo conspícuo (VEBLEN, 1983). Diversos estudos trabalham o consumo do ponto de vista da distinção ou para a satisfação de desejos narcísicos, como em Bourdieu (2017) ou Lipovetsky (1989) respectivamente, mas predominam análises sobre o sujeito que já efetuou o consumo. Esta pesquisa se propõe a mudar o olhar para o indivíduo observador, cujo consumo possa ser viável ou não. Para tanto, foi realizado um estudo de caráter bibliográfico acerca dos conceitos de cada fenômeno proposto para posteriormente realizar a observação dos filmes publicitários através de frames que foram coletados. Assim foi realizada uma análise de imagens a partir dos pontos de semelhança entre as campanhas, como por exemplo, o viés do olhar enviesado (ALBERONI, 1996), trazendo como base o agrupamento de imagens intitulado de Atlas Mnemosyne que foi criado por Aby Walburg e utilizado por Didi-Huberman (2013). Por fim foi possível compreender a narrativa trabalhada no anúncio e identificar o contexto da inveja dentro de um ponto de vista de classes sociais semelhantes através da aquisição de mercadorias de bens de consumo duráveis e não-duráveis.
Abstract: This dissertation was intended to analyze the envious indications contained in some advertising films in order to identify how the narrative presented indicates a perspective of similar social classes. Innumerable questions guide this exploratory beginning when it comes to the activities inherent to consumption in modern and postmodern life. Communication in its cultural context works with information collected by the behavioral aspects identified in its possible consumers, so the media works in the perspective of these social representations to be able to send their messages. From an economic point of view, many ideas emerge to originate these elements of visibility of the social use of consumer goods such as conspicuous consumption theory (VEBLEN, 1983). Several studies work on consumption from the point of view of distinction or to satisfy narcissistic desires, as in Bourdieu (2017) or Lipovetsky (1989) respectively, but analysis on the subject who has already consumed predominates. This research proposes to change the look for the observer individual, whose consumption may be viable or not. To this end, a bibliographic study was carried out on the concepts of each proposed phenomenon to later observe the advertising films through frames that were collected. Thus, an image analysis was carried out from the points of similarity between the campaigns, such as, for example, the bias of the skewed look (ALBERONI, 1996), based on the grouping of images entitled Atlas Mnemosyne that was created by Aby Walburg and used by Didi-Huberman (2013). Finally, it was possible to understand the narrative worked on in the ad and identify the context of envy from the point of view of similar social classes through the acquisition of durable and non-durable consumer goods.
Palavras-chave: Comunicação
Consumo
Publicidade
Inveja
Classes sociais
Communication
Consumption
Publicity
Envy
Social classes
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: BARBOSA, Karen Muzany Pereira Dias. A inveja nos filmes publicitários da Fiat e Boticário utilizando o contexto de classes sociais semelhantes. 2020. 88 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10398
Data de defesa: 24-Jan-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

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