Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12084
Tipo do documento: Dissertação
Título: Elaboração, produção e análise de jogos grafo-táteis em Poliácido Lático (PLA) e Medium Density Fiberboard (MDF) para educação infantil
Título(s) alternativo(s): Elaboration, production and review of grapho-tactile games made of Polylactic Acid (PLA) and Medium Density Fiberboard (MDF) for preschool education
Autor: Prado, Waléria Freitas Oliveira
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/4100602726203207
Primeiro orientador: Silva, Ana Paula Salles da
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/1419249224932990
Primeiro membro da banca: Costa, Vanderlei Balbino da
Segundo membro da banca: Pimentel, Fernanda Cruvinel
Terceiro membro da banca: Silva, Ana Paula Salles da
Resumo: Dissertação desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), entre os anos de 2019 e 2022.Os poucos estudos científicos sobre materiais grafo-táteis estão relacionados às áreas do conhecimento voltadas para estudantes do ensino fundamental e médio. De modo que, há uma demanda reprimida por estudos e pesquisas que indiquem a relevância de materiais grafo-tátil na educação infantil. Assim, esse projeto teve como proposta desenvolver a prototipagem de jogos grafo-táteis para impressoras 3D a partir de adaptações de jogos tradicionais e como problema de pesquisa a seguinte questão: Os jogos grafo-táteis podem contribuir no desenvolvimento da aprendizagem de crianças cegas e nas relações sociais que as crianças cegas estabelecem na educação infantil em escolas inclusivas? O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver a prototipagem de jogos grafo-táteis para impressoras 3D a partir de adaptações de jogos tradicionais e após a impressão analisar sua contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem da criança cega na educação infantil e para as relações interpessoais entre crianças cegas e crianças sem deficiência visual, que trata-se do produto educacional desta dissertação, intitulado: Arquivos Digitais para produção de jogos grafo-táteis em poliácido láctico (pla) e em medium density fiberboard (mdf) destinados a educação infantil. Os estudos, análises e discussões tiveram aporte teórico nas obras de David Rodrigues, Brougère, Huizinga, Kishimoto e Vygotsky. Trata-se de uma pesquisa-ação educacional e contou com a participação de seis professores com experiência no trato pedagógico com crianças cegas; três crianças cegas e quatro crianças videntes; e três mães de crianças cegas responsáveis pelas crianças participantes. Os resultados iniciais da pesquisa apontaram para a necessidade de algumas modificações iniciais nos jogos grafo-táteis analisados para garantir a segurança das crianças e, também, algumas alterações para aumentar o seu potencial pedagógico. Os resultados iniciais mostraram também que com as modificações sugeridas os jogos grafo-táteis serão de grande valia para a aprendizagem e interação social de crianças de 4 a 5 anos na Educação Infantil.
Abstract: Dissertation developed during the Professional Masters in Teaching in Basic Education of the Postgraduate Program Stricto Sensu of the Center for Teaching and Research Applied to Education (CEPAE) of the Federal University of Goiás (UFG), between 2019 and 2022. The few scientific reviews about grapho-tactile materials are related to knowledge areas directed to elementary and high school students. Therefore, there is a repressed demand for studies and researches that indicate the relevance of grapho-tactile materials in preschool education. Thus, this project had as proposition to develop the prototyping of grapho-tactile games for 3D printers from traditional games adaptations, and as the research problem the following matter: Can grapho-tactile games contribute to the development of blind children apprenticeship and to the social relationships that blind children establish in preschool education of inclusive schools? The research’s main goal was to develop the prototyping of grapho-tactile games for 3D printers from traditional games adaptations and, after the printing, to analyse their contribution to the development of blind children apprenticeship in preschool education and to the interpersonal relationships between blind children and children with no visual impairment, which is the educational product of this dissertation, entitled: Digital files for the production of grapho-tactile games in polylactic acid (pla) and in medium density fiberboard (mdf) intended for early childhood education.The researches, analysis and discussions had theoretical contribution from David Rodrigues, Brougère, Huizinga, Kishimoto e Vygotsky literary works. This is an educational action-research that relied on the participation of six professors which have experience in pedagogical treatment with blind children; three blind children and four children with no visual impairment; and three blind child’s mothers which are responsible for the attendant children. The research’s initial results indicated the requirement of some initial modifications in the analysed grapho-tactile games to ensure the children’s safety, and also some changes to increase their pedagogic potential. The initial results also revealed that with the suggested modifications, the grapho-tactile games will be of great value for the apprenticeship and social interaction of four to five year old children in preeschool.
Palavras-chave: Material didático
Material tátil
Impressora 3D
Corte a laser
Inclusão escolar
Pessoa cega
Educação infantil
Didactic material
Tactile material
3D printer
Laser cut
School inclusion
Blin person
Preeschol
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (CEPAE)
Citação: PRADO, W. F. O. Elaboração, produção e análise de jogos grafo-táteis em Poliácido Lático (PLA) e Medium Density Fiberboard (MDF) para educação infantil. 2022. 188 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12084
Data de defesa: 3-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (CEPAE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Waléria Freitas Oliveira Prado - 2022.pdf13,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons