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Tipo do documento: Dissertação
Título: Eu, marca: a construção da identidade virtual e a narrativa instantânea dos 140 caracteres
Título(s) alternativo(s): I, brand: the construction of identity and narrative virtual instant of 140 characteres
Autor: Araújo, Mariana de Paiva
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/0051523435273879
Primeiro orientador: Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/4360025460772301
Primeiro membro da banca: Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos
Segundo membro da banca: Temer, Ana Carolina
Terceiro membro da banca: Tondato, Márcia
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender o processo de construção das identidades virtuais no site de rede social Twitter. Tendo como base de análise o discurso, a pesquisa busca compreender quais são as estratégias utilizadas pelos atores sociais na apropriação dos sites de redes sociais como espaço de representação individual. Em um primeiro momento utilizou-se a netnografia, envolvendo as observações participante e não-participante alternadamente, de acordo com as necessidades encontradas ao longo do processo dissertativo. Posteriormente iniciou-se o trabalho de recorte do objeto, selecionando o perfil a ser analisado sob o olhar da escola francesa de análise de discurso. Paraque fosse possível analisar a construção individual, sem comparações entre atores, buscou-se aprofundar em 3 recortes mensais de um mesmo perfil, no período de janeiro, fevereiro e março de 2012. As conclusões identificam o atravessamento desse processo de representação individual por estratégias discursivas direcionadas ao consumo – a transformação de pessoas em sujeitos consumíveis. O discurso deixa de ser algo natural e passa a ser algo construído com a finalidade de tornar a identidade ali representada alvo de interesse dos demais atores em rede. Portanto a identidade virtual se estabelece como um nó de potencialidades a serem consumidas coletivamente.
Abstract: This study aims to understand the process of identity construction in virtual social networking site Twitter. Based on discourse analysis, the research seeks to understand what are the strategies used by social actors in the appropriation of social networking sites as a space for individual representation. At first, we used the netnography, the observations involving participant and nonparticipant alternately, according to the needs encountered throughout the process dissertative. Thereafter began the work of cutting o f the object by selecting the profile to be analyzed from the perspective of the French school of discourse analysis. For it was possible to analyze the building individualized, with no comparison between actors, we sought to further cuts in the third month of the same profile, from January, February and March 2012. The conclusions identify the crossing of this process of individual representation by discursive strategies aimed at the consumer - the transformation of people into subjects consumables. The speech is no longer something natural and happens to be something built in order to make the identity represented there target of interest of other actors in the network. So the identity is established as a virtual node potential to be consumed collectively.
Palavras-chave: Redes sociais
Consumo
Identidade
Twitter
Discurso
Social networks
Consumption
Identity
Twitter
Speech
Área(s) do CNPq: COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: ARAÚJO, Mariana de Paiva. Eu, marca: a construção da identidade virtual e a narrativa instantânea dos 140 caracteres. 2013. 125 f. - Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3186
Data de defesa: 27-Jun-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

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