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Tipo do documento: Dissertação
Título: O que diz o varejo nas redes sociais: visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtual
Título(s) alternativo(s): What does the retail on social networks: views about the languages in the world of virtual consumption
Autor: Prado, Luciana Ferreira Serenini
Primeiro orientador: Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/4360025460772301
Primeiro membro da banca: Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos
Segundo membro da banca: Mendonça, Maria Luiza Martins de
Terceiro membro da banca: Barreto Filho, Eneus Trindade
Resumo: Este trabalho tem por objetivo procurar compreender as relações entre a produção de linguagens e mensagens publicitárias divulgadas por empresas do segmento de varejo de eletroeletrônicos e móveis, no processo de procura por capital social frente aos consumidores/fãs/seguidores, inseridos na rede social Facebook. Tendo como base uma pesquisa empírica que em um primeiro momento utilizou-se do monitoramento dos dados e tráfegos de interações entre empresas e consumidores analisados quantitativamente, com o respaldo da ferramenta Scup. Posteriormente iniciou-se o recorte do objeto, selecionando a categoria de mensagens mais compartilhadas pelos seguidores das páginas entre três de junho a primeiro de julho de 2013 como marco para a identificação entre empresa e indivíduo; buscando a partir destas postagens as marcas de um possível discurso publicitário assentado no campo da razão ou da emoção, considerando investigar a hipótese de que as mensagens de maior repercussão e compartilhamento poderiam refletir uma tendência à apropriação de uma fala emocional e humorística, típica das construções das relações entre amigos virtuais e não somente consumidores, como forma de persuasão e representação das marcas de varejo funcionando também como formadoras da cultura do consumo na contemporaneidade. As conclusões apresentam um cenário de ambivalência, de novas propostas de interações que se modulam tanto pela postura de posicionamento das empresas, quanto pela expectativa demonstrada pelos compartilhamentos dos consumidores em obtenção tanto de informação, quanto de entretenimento, perspectivas que o canal de comunicação virtual abre como campo de novas formas de interação e convivência.
Abstract: Não consta resumo em outro idioma.
Palavras-chave: Redes sociais
Consumo
Linguagens
Cultura
Facebook
Social networks
Consumption
Languages
Culture
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: PRADO, Luciana Ferreira Serenini. O que diz o varejo nas redes sociais: Visões sobre as linguagens no mundo do consumo virtual. 2013.169 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3748
Data de defesa: 11-Dez-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

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