Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7377
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Abrindo espaços para formação de educadores ambientais numa abordagem transdisciplinar: a vivência do NUPEAT |
Título(s) alternativo(s): | Opening spaces for the formation of environmental educators in a transdisciplinary approach: the NUPEAT living |
Autor: | Andrade, Lívia Costa de |
Currículo Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/6187935069151359 |
Primeiro orientador: | Oliveira, Sandra de Fátima |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/2128228551113027 |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Sandra de Fátima |
Segundo membro da banca: | Chaveiro, Eguimar Felício |
Terceiro membro da banca: | Viana, Rosa Maria |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo discorrer sobre a necessidade cada vez mais iminente da formação de educadores ambientais conscientes e bem preparados didaticamente para contribuir com o rompimento deste paradigma separativista que vivemos atualmente, na busca do paradigma unificado, baseado na transdisciplinaridade bem como na teoria da complexidade. Para tanto, traçou um diálogo entre pesquisadores de diferentes áreas do saber, buscando uma articulação de ideias e propostas de efetivação de que estes educadores possam ter bases sólidas em sua formação acadêmica, visando transformarem-se em agentes de transformação educacional e consequentemente social. Buscou ainda o aprofundamento na abordagem Transdisciplinar, na Cultura de Paz e Valores Humanos para trazer a consistência teórica que desse respaldo à pesquisa realizada. O presente estudo se realizou através da metodologia de pesquisa qualitativa, baseando-se em pesquisa documental, observação participante e a técnica de grupos focais e entrevistas. A pesquisa se deu no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental e Transdisciplinaridade do Instituto de Estudos Sócio Ambientais da Universidade Federal de Goiás e na Universidade Salgado de Oliveira Campus Goiânia. |
Abstract: | This paper aims to discuss the need for ever more imminent training of environmental educators aware and didactically well prepared to contribute to the disruption of this paradigm separative we live in today, in search of a unified paradigm, based on transdisciplinarity and the theory of complexity. To do so, drew a dialogue between researchers from different disciplines, to articulate ideas and proposals for realization of these educators may have a solid foundation in their academic training, aiming to transform itself into agents of educational transformation and social consequence. Has sought to deepen the Transdisciplinary approach, the Culture of Peace and Human Values to bring consistency to give theoretical support for the survey.This study was conducted through qualitative research methodology, based on documentary research, participant observation and the technique of focus groups and interviews. The research took place at the Center for Studies and Research in Environmental Education and the Institute of Transdisciplinary Environmental Studies Associate of the Federal University of Goiás and Universidade Salgado de Oliveira Campus Goiânia. |
Palavras-chave: | Geografia Educação ambiental Pedagogia Paradigma Transdisciplinaridade Geograph Environmental education Pedagogy Paradigm Transdisciplinarity |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Instituto de Estudos Socioambientais - IESA (RG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Geografia (IESA) |
Citação: | ANDRADE, Lívia Costa de. Abrindo espaços para formação de educadores ambientais numa abordagem transdisciplinar: a vivência do NUPEAT. 2012. 144 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7377 |
Data de defesa: | 20-Set-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia (IESA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Lívia Costa de Andrade - 2012.pdf | 4,17 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons