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http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9529
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Audio 3D e o corpo plugado: uma análise sobre imersão sonora na série Stranger Things |
Título(s) alternativo(s): | Audio 3D and the pluged body: an analysis on sound imersion in the Stranger Things series |
Autor: | Costa, Bruna Rafaella Almeida da |
Currículo Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/1715564720859307 |
Primeiro orientador: | Borges, Rosana Maria Ribeiro |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/8386191325702205 |
Primeiro membro da banca: | Borges, Rosana Maria Ribeiro |
Segundo membro da banca: | Sousa, Li-Chang Shuen Cristina Silva |
Terceiro membro da banca: | Jordão, Janaina Vieira de Paula |
Quarto membro da banca: | Santos, Alexandre Tadeu dos |
Resumo: | O trabalho aqui exposto trata de um estudo sobre a tecnologia de Áudio 3D dentro do contexto do ciberespaço, um tipo de experiência sonora que proporciona a imersão do usuário. De todas as possibilidades e campos de estudo, escolheu-se para a investigação uma narrativa seriada na web, a Série Stranger Things. A escolha consiste em, a partir de um Estudo de Caso, compreender como a proposta de imersão se torna possibilidade expressiva dentro da narrativa seriada. Foram abordados conceitos sobre convergência, narrativa e áudio binaural usados no sentido de entender os contextos, sentidos e significados da narrativa a partir da proposta de imersão. A proposição também trabalhou com o movimento de transformação cultural a partir do surgimento da internet e através desse caminho como foi possível perceber a noção de Realidade Virtual (RV) e como influencia o corpo humano. Esta perspectiva de estudo toma por base os estudos de Santaella (2003). Abordou-se a narrativa no âmbito de sua estrutura com ênfase aos estudos de Todorov (2016) e os elementos que compõe o som em um produto audiovisual através de Chion (2011) e Rodriguez (2006). Foram realizadas uma Análise de Conteúdo e uma Análise Fílmica de forma a perceber o caminho expressivo do som na web a partir da Série Stranger Things, onde se destaca: O Som com a função Transmídia e o Som como Elemento Narrativo de Extensão do Corpo, demostrando assim a reconfiguração de produtos seriados no ciberespaço através da imersão sonora. |
Abstract: | The work presented here is about a study of 3D audio technology within the context of cyberspace, a type of sound experience that provides immersion of the user. Of all the possibilities and field of study, a serial narrative on the web was chosen for the investigation, particularly the Stranger Things Series. It consists of, from a Case Study to understand how this immersion becomes expressive possibility within the serial narrative. Concepts about convergence, narrative and binaural audio were approached to better understand this field of research. We worked with the cultural transformation from the emergence of the internet and through this way realize how Virtual Reality (VR) influences the human body based on the studies of Santaella (2003). The narrative was approached within its structure with emphasis on Todorov's studies (2016) and the elements that composes sound in an audiovisual product through Chion (2011) and Rodriguez (2006). There was a content analysis and analysis of a series of strange things, from a site in the series Stranger Things, which highlights: Sound with a Transmedia and Sound as a Narrative of Body Extension. thus demonstrating a reconfiguration of serial products in cyberspace through sound immersion. |
Palavras-chave: | Corpo plugado Áudio 3D Séries televisivas Netflix Stranger Things Plugged body 3D audio TV series |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC) |
Citação: | COSTA, Bruna Rafaella Almeida da. Audio 3D e o corpo plugado: uma análise sobre imersão sonora na série Stranger Things. 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9529 |
Data de defesa: | 21-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Comunicação (FIC) |
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