Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2971
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os três momentos pedagógicos no ensino de ciências na educação de jovens e adultos da rede pública de Goiânia, Goiás: o caso da dengue
Título(s) alternativo(s): The three pedagogical moments in science teaching in the education of youth and adults public network Goiânia, Goiás: the case of dengue
Autor: Lyra, Daniella Galiza Gama
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/7921997062158301
Primeiro orientador: Barrio, Juan Bernardino Marques
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/6859482550702496
Primeiro membro da banca: Oliveira, Leandro Gonçalves
Segundo membro da banca: Muenchen, Cristiane
Terceiro membro da banca: Ferrari, Paulo Celso
Quarto membro da banca: Barrio, Juan Bernardino Marques
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) possui uma longa trajetória no Brasil, de conquistas de conquistas e retrocessos, mas com uma grande importância social; haja vista que tem contribuído de forma significativa com a diminuição do analfabetismo no país. Visando o processo de ensino-aprendizagem na EJA, o presente trabalho se propõe a analisar/utilizar uma dinâmica de ensino, os Três Momentos Pedagógicos, articulada com a proposta de Paulo Freire para uma educação emancipatória e libertadora, que facilite a aprendizagem de temas científicos. Os sujeitos da pesquisa são alunos das 5ª e 6ª séries do ensino fundamental de duas escolas da Rede Municipal de educação de Goiânia que cursam a EJA. No esenvolvimento da pesquisa os dados foram obtidos através da gravação de aulas e das respostas de um questionário aplicado no final, do qual emergiram as categorias de análise: Curiosidade ingênua e epistemológica (CIE); [Re]Construção conceitual: do ingênuo para o científico (CIC); O papel da problematização: conscientização e dialogicidade (PCD). Da análise de conteúdo dessas categorias, pode-se considerar que os Três Momentos Pedagógicos se mostraram uma estratégia interessante e produtiva no trabalho com esses educandos. Além de estimular a participação dos mesmos durante as aulas, dando liberdade para que se expressem permitindo a promoção de uma aprendizagem com significado social de temas científicos, no caso, a Dengue.
Abstract: The Youth and Adult Education (YAE) has a long history in Brazil , the achievements and setbacks, but with a great social importance has contributed significantly to the reduction of illiteracy in the country. Aiming the process of learning in Youth and Adult Education, this work analyze/use a teaching strategy, the Three Pedagogical Moments articulated with the Paulo Freire’s proposal for a liberating and emancipatory education that facilitates learning of scientific contents. The subjects on this study are students of 5th and 6th levels from two public schools in Goiânia, who attend Youth and Adult Education. The survey data were obtained by recording lectures and answering to a questionnaire, which emerged from the analysis categories: naive curiosity and epistemological (CIE); [re]construction concept: from naive to scientific (CIC); the role of questioning: awareness and dialogical (PCD). Content analysis of these categories can be considered that the Three Pedagogical Moments proved an interesting and productive strategy in working with these students. Besides encouraging their participation in class, giving freedom for students to express themselves, it allowed the promotion of meaningful learning of scientific themes, in this case, Dengue
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Paulo Freire
Dengue
Dialogicidade
Três momentos pedagógicos
Educação libertador
Youth and adults education
Paulo Freire
Three pedagogical moments
Dengue
dialogicity
Youth and adults education
Área(s) do CNPq: MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Instituto de Matemática e Estatística - IME (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Matemática (IME)
Citação: LYRA, Daniella Galiza Gama. Os três momentos pedagógicos no ensino de ciências na educação de jovens e adultos da rede pública de Goiânia, Goiás: o caso da dengue. 2013. 117 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2971
Data de defesa: 9-Nov-2013
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (IME)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_versão final.pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons